quarta-feira, 17 de outubro de 2018

Lição 3- Felizes os que reconhecem que são pobres (Juniores)

Resultado de imagem para historinha biblica sobre o sermão do monte

Propósito

Ajudar as crianças a esforçarem-se para tornarem-se mais semelhantes a Jesus, seguindo o que Ele ensinou no Sermão da Montanha.

Preparação

  1. Em espírito de oração, estude Mateus 5:1–6:4 e 7:12. Depois, estude a lição e decida como deseja ensinar a história das escrituras às crianças. (Ver “Preparação das Aulas”, p. vi, e “Ensinar Usando as Escrituras”, p. vii.)   
  2. Leitura adicional: Lucas 6:17–36 e 3 Néfi 12.
  3. Escolha as perguntas do debate e as atividades complementares que envolvam as crianças e melhor as ajudem a alcançar o propósito da aula.
  4. Material necessário:
    1. a.
      Uma Bíblia ou um Novo Testamento para cada criança.
    2. b.
      Papéis descrevendo situações que as crianças possam ter de enfrentar. (Ver a atividade motivadora.)
    3. c.
      Gravura 7–12: O Sermão da Montanha [Pacote de Gravuras do Evangelho (34730 059) – 212; ou 62166 059]

Sugestões para o Desenvolvimento da Lição

Convide uma criança para fazer a primeira oração.

Atividade Motivadora

Peça que, uma por uma, as crianças venham à frente e peguem um dos papeizinhos em que você escreveu uma situação difícil que elas possam ter de enfrentar. Utilize situações semelhantes a estas:
  • Seu irmão (ou irmã) o critica.
  • Alguém o trata mal na escola.
  • Outras crianças zombam de você 
  • Outras pessoas zombam de você por não falar palavrões.
Peça a cada criança que diga como reagiria na situação descrita. Deixe os outros alunos darem suas idéias. Explique-lhes que discutirão algumas das coisas ensinadas por Jesus no Sermão da Montanha que as ajudarão a saber o que fazer em situações como essas. Esses ensinamentos ajudam-nos a tornarmo-nos mais semelhantes a Jesus porque nos dizem como Ele deseja que vivamos.

História das Escrituras

Mostre a gravura “O Sermão da Montanha”. Utilizando as escrituras relacionadas na seção “Preparação”, ensine às crianças sobre a ocasião em que Jesus fez o Sermão da Montanha. (Para sugestões de como ensinar as histórias das escrituras, ver “Ensinar Usando as Escrituras”, p. vii.) Saliente os seguintes tópicos:
  • As Bem-aventuranças
  • Amar os inimigos
  • Tornar-se perfeitos
  • A Regra de Ouro (Fazer aos outros o que queremos que nos façam.)

Debate

Ao preparar a aula, estude as seguintes perguntas e referências de escritura. Utilize as perguntas que mais ajudem as crianças a entender as escrituras e aplicar os princípios em sua vida. Ler as passagens de escritura indicadas durante a aula ajudará as crianças a passarem a compreender as escrituras.
• Diga que os ensinamentos de Mateus 5:3–11 muitas vezes são chamados de bem-aventuranças. (Saliente que quando Jesus declarou as bem-aventuranças aos nefitas, incluiu as palavras “que vêm a mim”. Compare Mateus 5:3 com 3 Néfi 12:3.) De que forma as bem-aventuranças nos ajudam a tornarmo-nos mais semelhantes a Jesus?
• O que significa ter fome e sede de justiça? (Mateus 5:6) Como podemos sentir isso? Que bênçãos receberemos quando tivermos essa fome e sede?
• O que é um coração limpo? (Mateus 5:8) O que é prometido aos limpos de coração? Como podemos cultivar um coração limpo?
• Por que é importante sermos pacificadores? (Mateus 5:9) Como podemos nos tornar pacificadores?
• O que significa ser o “sal da terra”? (Mateus 5:13) De que forma somos comparáveis ao sal? (Ver atividade complementar 2.) O que significa ser a “luz do mundo”? (Mateus 5:14–16) De que modo podemos ser uma luz para os outros?
• O que devemos fazer quando tivermos um problema com alguém? (Mateus 5:23–24) Como devemos tratar nossos inimigos ou as pessoas que não gostam de nós? (Mateus 5:43–47)
• Como podemos nos tornar perfeitos? (Mateus 5:48)
Discuta esta afirmação do Élder Joseph Fielding Smith a respeito da perfeição: “[A perfeição] não virá de uma só vez, mas linha sobre linha, preceito sobre preceito, exemplo sobre exemplo e, ainda assim, não enquanto estivermos nesta vida mortal. (…) Mas é aqui que lançamos os alicerces (…) a fim de nos preparar para essa perfeição. É nosso dever ser melhores hoje do que fomos ontem, e amanhã melhores do que hoje”. (Doutrinas de Salvação, vol. 2, cap. 1, pp. 18–19.)
• Como devemos prestar serviço aos outros? (Mateus 6:1–4) Em que podemos servir aos outros em segredo?
• A escritura de Mateus 7:12 muitas vezes é chamada de Regra de Ouro. O que Jesus pediu que fizéssemos? Como podemos fazer isso?
Ajude as crianças a compreenderem que se tentarem verdadeiramente viver de acordo com os ensinamentos de Jesus no Sermão da Montanha, estarão no caminho da perfeição. Saliente que a perfeição é gradual, que não será alcançada nesta vida. O que precisamos fazer agora é tentar todos os dias ser mais semelhantes a Jesus.
Peça que as crianças revejam as situações da Atividade Motivadora. Peça-lhes que digam o que aprenderam a respeito de como Jesus deseja que reajamos em determinadas situações. Peça-lhes que pensem no que aconteceria se todos vivêssemos de acordo com os ensinamentos de Jesus no Sermão da Montanha.

Atividades Complementares

Você pode usar uma ou mais das atividades abaixo, em qualquer momento da aula, ou como recapitulação, resumo ou desafio.
  1. 1.
    Em um grupo de cartões, escreva a primeira parte das bem-aventuranças em letra de forma. Por exemplo: “Bem-aventurados os pobres de espírito que vêm a mim”. Em outros cartões escreva a segunda parte. Por exemplo: “porque deles é o reino dos céus”. Embaralhe os cartões e coloque-os sobre a mesa, ou no chão, com a parte escrita voltada para baixo. Peça que um aluno por vez venha e vire dois cartões para tentar formar um par. (As crianças podem utilizar as escrituras como auxílio.) Quando dois cartões formarem um par, devem ser deixados virados para cima. Os cartões que não formarem um par devem ser virados para baixo novamente. Se nem todas as crianças conseguirem jogar em uma rodada, embaralhe os cartões, coloque-os voltados para baixo e peça às crianças que formem os pares de novo.
  2. 2.
    A menos que o domingo em que esta lição for dada seja o domingo de jejum, prepare algo que normalmente seja comido com sal, como, por exemplo, pipoca, arroz, macarrão, etc. Não coloque sal no prato que preparar e peça às crianças que o provem. (Antes, pergunte aos pais se alguma das crianças é alérgica a algum alimento.) Coloque um pouco de sal e deixe as crianças provarem a comida novamente. Saliente que um pouco de sal faz muita diferença. Um número pequeno de pessoas justas também faz muita diferença. Peça às crianças para falarem de como elas podem fazer uma grande diferença se viverem retamente. Leia Mateus 5:13 novamente.
  3. 3.
    Descreva situações de conflito, como, por exemplo, a de duas crianças que querem sentar-se no mesmo lugar, a de crianças zangadas discutindo, etc. Represente as situações e peça a uma criança que faça o papel de pacificadora. Peça às crianças que pensem em situações em que elas podem ofender-se, tal como quando alguém lhes diz algo desagradável, pega alguma coisa que é delas, quando um amigo fica zangado com elas ou as critica por serem membros da Igreja, etc. Pergunte-lhes qual deveria ser a reação delas de acordo com Mateus 5:44.
  4. 4.
    Peça a uma criança que faça mímicas representando algum serviço que ela tenha prestado ou que poderia prestar. Peça às outras crianças que adivinhem o que a primeira criança está fazendo. Discuta por que é importante servir aos outros. Peça-lhes que falem sobre o que sentem quando ajudam a uma outra pessoa e peça-lhes que pensem a respeito dos bons resultados de ajudar-se as pessoas.
  5. 5.
    Ajude as crianças a memorizarem Mateus 5:16 ou a primeira parte de Mateus 7:12.
  6. 6.
    Prepare uma cópia das bem-aventuranças para cada criança levar para casa ou peça às crianças para marcarem-nas nas próprias escrituras.
  7. 7.
    Prepare cartazes com as seguintes referências, ou escreva-as no quadro:
    • Mateus 5:3 e 3 Néfi 12:3
    • Mateus 5:6 e 3 Néfi 12:6
    • Mateus 5:10 e 3 Néfi 12:10
    • Mateus 5:48 e 3 Néfi 12:48
    Peça que as crianças leiam as duas referências de cada par e discutam em que elas são diferentes. Ajude-as a compreenderem que Jesus ensinou as mesmas coisas aos judeus e aos nefitas e que elas estão mais claras no Livro de Mórmon.
  8. 8.
    Cante ou leia “Eu Quero Ser como Cristo” (Músicas para Crianças, p. 40).

Conclusão

Testemunho

Preste testemunho de que se vivermos de acordo com o que Jesus ensinou no Sermão da Montanha, estaremos no caminho da perfeição.

Designação de Leitura Sugerida

Sugira às crianças que estudem, em casa, Mateus 5:3–11 para recapitularem a lição.
Convide uma criança para fazer a última oração.









































        Segue também imagens de Mig e Meg (disponível no site migemeg):

Today Deal $50 Off : https://goo.gl/efW8Ef


Today Deal $50 Off : https://goo.gl/efW8Ef
                       Segue também imagens de Mig e Meg (disponível no site migemeg):

Today Deal $50 Off : https://goo.gl/efW8Ef

segunda-feira, 8 de outubro de 2018

Lição 2- Felizes os que confiam no Senhor (Juniores)


RUMO AO CONHECIMENTO:


SAI-TE DA TUA TENDA. Nessa ocasião, Deus não disse a Abraão para onde o conduziria (Hb 11.8). Ao invés de ser informado disso, ele teve de viajar sob orientação direta do Senhor.
EM TI SERÃO BENDITAS TODAS AS FAMÍLIAS DA TERRA. Esta é a segunda profecia das Escrituras sobre a vinda de Jesus Cristo a este mundo. (1) O texte fala de uma benção espiritual que viria através de um descendente de Abraão. Paulo declara que esta benção se refere ao evangelho de Cristo, oferecido a todas as nações (Gl 3.8-14-46). (2) A promessa de Deus a Abraão revela que, desde os primórdios da raça humana, o propósito do evangelho era abençoar as nações com salvação. Deus está agora realizando seu propósito através de Jesus e seu povo fiel, que compartilha da sua vontade de salvar os perdidos, enviando pregadores para proclamar o evangelho a todas as familias da terra. Este versículo serve de fundamento motivador da obra missionária no mundo inteiro.
PARTIU ABRAÃO, COMO O SENHOR LHE TINHA DITO. A narrativa de Abraão , desde o início, chama a atenção para a seguinte verdade: a obediência a Deus é essencial para o usufruto da salvação nEle.(1) Abraão obedeceu à palavra do Senhor. Sua obediência incluiu deixar seu lar e sua pátria e confiar-se ao cuidado de Deus, na sua orientação divina e nas promessas(ver v. nota; Tg 2.17 nota; 1 Jo 2.4 nota). (2) Assim como Abrãao, todos os crentes em Cristo são conclamados a deixar a sua "terra...parentela...e casa do pai" (12.1) para seguir a Jesus, no sentido de buscar uma pátria "melhor, isto é, a celestial".

CÁ ENTRE NÓS


Os temas agora serão "ABRAÃO, AMIGO DE DEUS" e em seguida, "JESUS E SEUS AJUDANTES". Este é um bom momento, para fazer uma leitura de toda a revista, a fim de compreender a proposta. Além disso, traçar metas e objetivos para todo o trimestre.
Trataremos na nossa primeira lição da "CHAMADA DE ABRAÃO". Entre os seus alunos, Deus pode estar preparando hoje, um pastor, um evangelista, um professor de Escola Dominical, um dirigente de oração, um ministro de louvor...Professor, esteja atento aos interesses e talentos das crianças, incentive-as a desenvolvê-los. Além disso, converse com os responsáveis a respeito para que o trabalho tenha prosseguimento no lar.
Sabemos que Deus tem um propósito na vida de cada um de nós e quer nos mostrar o que devemos fazer para glorificá-LO. Ore para que Deus direcione os pequeninos que estão em suas

mãos.
DESENVOLVIMENTO DA AULA

Encontro com a Turma...
Cumprimente seus alunos na medida em que forem chegando.
Apresente os novos alunos da classe e peça a um aluno para dar-lhe um abraço de boas-vindas. Espere um pouco, conversando, para que todos chueguem, a fim de executar as tarefas rotineiras.

Momentos com Deus
Louve com a...s crianças "Obedecer é mais que importante"-Cd Amigos de Deus-Diante do Trono (ver em postagens no blog CD Infantis). Fale com os alunos que, na lição de hoje, iremos aprender como é importante ter coragem e obedecer ao que Deus nos ordena.

Ore com as crianças, invocando ao Senhor bênçãos para esta aula.

Momentos Felizes...

Fale com os alunos que, hoje, eles irão conhecer um pouco da história de Abrãao.
É isso mesmo! Abrão. Mais tarde, Deus mudou o seu nome e o nome de sua esposa. Ele era descendente de Sem, um dos filhos de Noé. Portanto, ele era neto de Noé. Vocês sabem o nome dos filhos de Noé? Sem, Cão e Jafé.
Abrão amava e obedecia ao SENHOR. Deus tinha um plano muito especial para a sua vida. E Deus sabia que podia contar com Abrão para tamanha responsabilidade porque ele era obediente.

NOSSA HISTÓRIA

1. A CHAMADA DE ABRAÂO

Abrão nasceu numa terra chamada Urdos Caldeus, e seu pai chamava-se Terá. Sua linda esposa chamava-se Sarai, e ele era um homem muito rico. possuía prata, ouro, empregados, gados, servos e servas. (Fig 1/1)
Em certa ocasião, Deus falou com Abraão, que deixasse sua terra e seus parentes e fosse para uma terra a que o próprio Deus lhe conduziria. Abraão não sabia que terra era essa, mas confiava no Senhor de todo seu coração. Certamente, depois de ouvir a voz de Deus, Abraão chamou sua esposa e relatou oque o Senhor queria que ele fizesse. Depois de conversar, também com seus pais e seus irmãos, Abraão convidou seu sobrinho Ló para viajar com eles. Ele aceitou e ficou muito contente. (Fig. 1/2)
Então, chegou o dia da viagem, e Abraão obedeceu ao que Deus lhe falou, saiu da cidade dos seus pais com sua linda esposa Sarai, seu sobrinho Ló, seus empregados, animais e riquezas. E partiu para uma longa viagem.
Abraão ja tinha setenta e cinco anos quando isso aconteceu. Não era mais um rapaz cheio de força. Mas, não duvidou das promessas que Deus fez. O Senhor prometeu-lhe ser o pai de multidão, e todos os seus seriam muito abneçoados. (Professor, peça que leiam em voz alta: Gn 12.2-3): "Farei de você um grande povo, e o abençoarei. Tornarei famoso o seu nome, e você será uma benção. Abençoarei aos que o abençoarem e amaldiçoarei aos que o amaldiçoares; e por meio de você todos os povos da terra serão abençoados".

2. UM ALTAR AO SENHOR
Abraão, Sarai, sobrinho Ló e todos os seus empregados foram caminhando, caminhando; e, novamente, Deus apareceu a Abraão e lhe disse: "Eu darei essa terra para a sua família. Eles serão tantos como o pó da terra". Vocês conseguem contar os grãozinhos de pó ta terra? Assim também Deus estava prometendo que seria a família de Abrãao. Incontável.
Ele precisava agradecer ao Senhor pelas bênçãos recebidas. Por isso, naquele lugar, construiu um altar para agradecer a Deus. (Fig.1/3).
Abraão obedecia ao Senhor, e o Senhor o guiava no caminho, protegendo-o de todo mal.
Vocês já imaginaram programar uma viagem sem saber para onde ir, que caminho seguir, se para o norte ou para o sul, levando várias pessoas e muitos animais, além de outros pertences de uma mudança? Abraão não estava viajando para passar férias em outro lugar e, depois de alguns dias, retornar à sua casa. Não!
Às vezes, pode acontecer de algum aventureiro, que gosta de novidades, sair de férias sem saber para onde vai. Mas é certo que dentro de pouco tempo, depois de conhecer algum lugar, voltará para a sua cidade, para a sua residência.
Mas, com Abraão era diferente. Ele iria morar num lugar desconhecido para nunca mais voltar para sua terra.
Sabem porque Abraão tomou tal atitude? Porque foi o próprio Deus quem falou. Por isso ele obedeceu.
Assim como Abraão, devemos obedecer e amar a Deus de todo o coração. Além disso, devemos agradecer-Lhe pelas vitórias que Ele nos concede todos os dias das nossas vidas.

VAMOS PRATICAR

Fale aos seus alunos que muitos homens que ocuparam cargos na igreja, foram chamados por Deus ainda crianças. Deus tem um propósito para cada vida e é importante conhecê-lo e desenvolvê-lo, para melhor servir o Senhor. Em seguida, apresente o cartaz, confeccionado com antecedência. O Objetivo é perceber o que mais chama atenção de cada um deles.
Nome da criança
Entregar Folhetos
Visitar orfanatos e levar assistência
Para participar das reuniões de oração
Falar de Jesus para as pessoas
Ser um integrante do coral
1
2
3
4
5
6
7
Se Deus chamar você para:























Peça para que escrevam "sim" somente nas opções pelas quais elas ja sentiram ou sentem um forte desejo de colaborar na casa de Deus.

Depois pergunte as crianças: se Deus chamar para...
Pode acontecer de alguns alunos escolherem várias opções, outros nenhuma. No entanto, ao término, peça que abaixem suas cabecinhas e façam uma oração, apresentando a Deus o desejo de cada um e pedindo que lhes-dê a direção certa.



Aproveite o tempo com essa dinâmica: 

Os alunos deverão sentar-se em semi-círculo.
Explique que você vai cochichar uma frase no ouvido do aluno sentado na ponta. Ele repetirá a frase para o colega seguinte e assim sucessivamente, até a frase chegar à última criança que se levantará e dirá a frase em voz alta.
Objetivo é para as crianças entenderem a necessidade de prestar atenção para não transmitir coisas erradas.

ATIVIDADES




ILUSTRAÇÕES PARA ESTA HISTÓRIA

Today Deal $50 Off : https://goo.gl/efW8Ef
 ILUSTRAÇÕES PARA ESTA HISTÓRIA ATIVIDADES

Today Deal $50 Off : https://goo.gl/efW8Ef
 ILUSTRAÇÕES PARA ESTA HISTÓRIA ATIVIDADES

Today Deal $50 Off : https://goo.gl/efW8Ef
 ILUSTRAÇÕES PARA ESTA HISTÓRIA ATIVIDADES

Today Deal $50 Off : https://goo.gl/efW8Ef
 ILUSTRAÇÕES PARA ESTA HISTÓRIA ATIVIDADES

Today Deal $50 Off : https://goo.gl/efW8Ef

segunda-feira, 1 de outubro de 2018

Lição 1- Felizes os que têm prazer na lei do Senhor (Juniores)

Objetivo
Professor (a) ministre sua aula de forma que ao término, seu aluno compreender que servir a Deus com fidelidade é gratificante e nos traz grandes alegrias e satisfação.

Memorizando
“...Sua satisfação está na lei do Senhor, e nessa lei medita dia e noite".(Sl 1.2b – NVI).

Texto bíblico em estudo: Sl 1.1-3; Lc 1.5-14.

Uma família feliz por servir a Deus
As famílias cristãs de hoje podem aprender muito da fé de Zacarias e sua esposa Isabel. Havia uma profecia sobre uma voz alta que clamaria: ‘Preparem no deserto o caminho do Senhor, abram ali uma estrada reta para o nosso Deus passar.” (Is 40.3)
Essa profecia fala sobre João Batista profetizando a chegada de Jesus. As confirmações dessa passagem no Novo Testamento estão em Mateus 3.3, Marcos 1.3, Lucas 3.4 e João 1.23.
A história de João Batista se inicia na verdade com seu pai, Sacerdote Zacarias:
“Certo dia no Templo de Jerusalém, Zacarias estava fazendo seu trabalho de sacerdote, pois era a sua vez de fazer aquele trabalho diário. Conforme o costume dos sacerdotes, ele havia sido escolhido por sorteio para queimar o incenso do altar e por isso entrou no templo do Senhor.

Durante o tempo em que o incenso queimava, o povo lá fora fazia orações. Então um anjo do Senhor apareceu em frente de Zacarias, de pé, do lado direito do altar. Quando Zacarias o viu, ficou com medo e não sabia o que fazer. Mas o anjo lhe disse:
-Não tenha medo, Zacarias, pois Deus ouviu a sua oração! A sua esposa vai ter um filho, e você porá nele o nome de João. O nascimento dele vai trazer alegria e felicidade pra você e pra muita gente, pois para o Senhor Deus ele será um grande homem. Ele não deverá beber vinho nem cerveja. Ele será cheio do Espírito Santo desde o nascimento e levará muitos israelitas ao Senhor, o Deus de Israel. Ele será mandado por Deus como mensageiro e será forte e poderoso como o profeta Elias.

Então Zacarias perguntou ao anjo:
- Como é que eu vou saber que isso é verdade? Estou muito velho, e a minha mulher também.
O anjo respondeu:
-Eu sou Gabriel, servo de Deus, e ele me mandou falar com você para lhe dar essa boa notícia. Você não está acreditando no que eu disse, mas isso acontecerá no tempo certo. Quando saiu, Zacarias não podia falar. Então perceberam que ele havia tido uma visão no Templo. Sem poder falar, ele fazia sinais com as mãos para o povo.” (Lc 1.8-22) “Ele será mandado por Deus como mensageiro e será forte e poderoso como o profeta Elias.”
Essas palavras, confirmam outra profecia no velho testamento:
“-Mas antes que chegue aquele grande e terrível dia, eu, o Senhor, lhes enviarei o profeta Elias.” (Ml 4.5).
“Quando terminaram os seus dias de serviço no Templo, Zacarias voltou para casa. Pouco tempo depois Isabel, a sua esposa, ficou grávida. ( Lc 1.23, 24a).
Quem era Isabel?
Era uma mulher com um sonho frustrado, pois ela era estéril:
“ Mas não tinham filhos porque Isabel não podia ter filhos.” (Lc 1.7)
Naquela cultura, uma mulher sem filho é uma mulher sem valor, e acredito que aquele já era um sonho deixado pra trás, porque já eram velhos. Mas Deus tinha propósitos na vida desse casal, deles nasceria um homem muito importante diante de Deus, um homem forte e poderoso que viria com o propósito de anunciar o Messias.
Esse casal era obediente a Deus, o que nos leva a pensar no que disse Salomão em Eclesiastes 3: “Para todas as coisas tem o tempo determinado pelo Senhor”, pois todas as vezes que passamos por tempos difíceis em nossas vidas, a primeira coisa que fazemos é questionar onde está o erro. Buscamos de todas as formas concertar o que entendemos que é errado, mas mesmo assim parece que nossa oração não está sendo ouvida, pois não vemos resposta.
“Esse casal vivia a vida que para Deus é correta, OBEDECENDO FIELMENTE a todas as leis e mandamentos.” (Lc 1.6). Esse versículo mostra que mesmo sendo pessoas fiéis a Deus a resposta das suas orações só foram atendidas no tempo certo, determinado por Deus:
“- Não tenha medo, Zacarias, pois Deus ouviu a sua oração! A sua esposa vai ter um filho.”
Isabel diante de uma situação tão difícil, continuava confiando em Deus. Zacarias foi sorteado para queimar o incenso e Deus prometeu a ele que atenderia suas orações e os daria um filho:
“- Agora que o Senhor me ajudou, ninguém mais vai me desprezar por eu não ter filhos.” (Lc 1.25).
“Chegou o tempo de Isabel ter a criança, e ela deu à luz um menino. Os vizinhos e parentes ouviram falar da grande bondade do Senhor para com Isabel, e todos ficaram alegres com ela. (Lc 1.57,58)
Logo que João Batista nasceu e seu pai escreveu seu nome numa tabuinha, voltou a falar. Agora a vitória era completa na vida dessa família obediente a Deus.

Conclusão
Professor (a) enfatize aos pequenos que obedecer a Deus sempre traz alegrias e a realizações de grandes projetos para a expansão do reino de nosso Senhor Jesus Cristo.


Colaboração para Portal Escola Dominical – Profª. Jaciara da Silva. 


 Isabel mae de João batista

Esta e a historia de Isabel,que se tornou mae de um grande
pregador:João bastista

                             Isabel era casada com Zacarias.Sacerdote no templo de Deus.
                    Eles amavam e obedeciam a Deus.Embora fosse bem velhinhos,sonhavamem ter
                                                    filhos,Porém,Isabel não conseguia.

                   Certa ocasião Zacaria orava no templo quando apareceu um anjo e lhe disse:
                        Deus ouviu a sua oraçao.Isabel,sua esposa,tera um filho.O nome dele será João.
                                Ele será motivo de muita alegria,pois será mensageiro de Deus.
                        Zacaria perguntou,como que isso se cumprirá?sou velho,e minha esposa tambem
o anjo respondeu: sou o Gabriel,anjo mensageiro de Deus,e fui enviado por ele para trazer esta noticia.
Porque você duvidou da minha palavras ficará mudo até que tudo se cumpra.


               Maria,esposa de José,que ja estava grávida,esperando Jesus,foi visitar sua prima Isabel.
                             Quando chegou á casa de Isabel,Maria cumprimentou a prima.
                 Ao ouvir a saudação de Maria, o bebê,que estava no ventre de Isabel mexe-se.

                     
                          Isabel se alegrou e disse: Abençoada seja você, Maria,e bendito seja o seu filho.
                         Isabel respondeu:bastou ouvir a sua voz que a minha criança se alegrou dentro de mim.
                                        chegando o tempo certo,Isabel teve o bebê.
                         Quando perguntaram qual seria o nome,ela respondeu:João.


                              Parentes e vizinhos ficaram surpresos.Na familia,ninguem tinha esse nome e,
                                                  foram pergunta para Zacarias.
                                       Zacarias escreveu em uma tábua; JOÃO e o seu nome.
              No mesmo instante,Zacarias recuperou a voz.e louvou e agradeceu a Deus diante do
                                                     povo admirado pelo milagre

 O bebê de Isabel e Zacarias cresceu e tornou o profeta João batista,que anunciaria a vinda do messias.
                           Foi João batista quem batizou Jesus nas águas do rio jordão e declarou ao
                                                      mundo que Jesus era o messias.

                                                             explicaçao
Isabel e seu esposo queria ter filhos.Por este motivo os dois oraram a Deus.
é muito importante o casal unir em oração para pedir um benção que alegre aos dois ou ate a toda
familia. Devemos estimular os casais a orarem unidos.
    Quando Deus fala ao nosso coraçao,seja na mensagem da biblia. um sonho ou ate na pregação,
não podemos duvida dele.A duvida impede,muito vezes,que recebemos o que pedimos.
    Quando recebemos o que pedimos,devemos agradecer a Deus. Ele espera de nos um gesto
de reconhecimento.
Ele se agrada quando testemunhamos para outras pessoas: isso fortaleze a fe de quam ouve.
O filho de Isabel e Zacarias se tranformou em um grande profeta que anuciava a palavra de Deus.
Deus espera que os pais e professores dos dias de hoje eduquem e prepare suas criança e jovens,
que amarem a Deus e falarao de sua palavra.

Versículo para DECORAR: " Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e a tua casa".
 
APLICAÇÃO: Mostrar a importância da criança servir a Deus em sua família.
 
 
O casal, Zacarias e Isabel, já estavam velhos e não tinhas filhos. Isabel se sentia triste por esse motivo e sempre orava ao Senhor para que pudesse ter um bebezinho. O Tempo passou, passou... Certo dia, quando Zacarias, que era sacerdote do Senhor entrou na igreja daquela época, recebeu a visita de um anjo. O Anjo lhe disse que Isabel teria filho e deveria chamar João, e esse filho seria um homem e usado por Deus e cheio do Espírito Santo.
Zacarias ficou muito surpreso e disse ao anho: “como vou acreditar nisso?” Diz a Bíblia que Zacarias não acreditou no que o ano havia dito, porque ele e Isabel já eram muito velhos e não podiam ter um nenê. Por esse motivo, ele não conseguia falar nada.
Zacarias ficou mudo, até seus filhos nascer. Imaginem só, ele precisava fazer gestos e acenava para as pessoas, mas não conseguia falar uma só palavra.
Passados alguns dias, Isabel percebeu que estava grávida. Imagine a felicidade e alegria de Isabel! Ela havia orado tanto tempo para ficar grávida e Deus atendeu a sua oração em um momento que lhe parecia impossível. Mas você já sabe que Deus faz coisas que para nós parecem impossíveis.
Alguns meses depois, um anjo apareceu a Maria, que era parente de Isabel, e lhe disse que ela também teria um filho e deveria se chamar JESUS, que seria o SALVADOR DO MUNDO.
Assim que soube, Maria foi até a casa de Isabel para contar a grande notícia de sua gravidez. Quando chegou lá e cumprimentou Isabel, o bebê de Isabel se mexeu dentro de sua barriga. A Bíblia diz que o bebê se mexeu de alegria, tanto de Maria como de Isabel. Que felicidade para as duas conversarem sobre a notícia da gravidez e saber que seus filhos seriam especiais.
Sua mãe já contou que você se mexia dentro da barriga dela?
Quando João nasceu, os amigos de Isabel e seus vizinhos ficaram admirados e felizes. Assim que Zacarias e Isabel deram o nome à criança. Zacarias voltou a falar. Passado algum tempo, Jesus também nasceu; então a alegria foi completa.
Quando eles cresceram, João falou para muitas pessoas que Jesus era o Salvador do mundo. E todas aquelas que se arrependiam de seus pecados João batizava; por isso ele ficou conhecido como João Batista. E foi ele quem batizou Jesus.

Foi assim que contei a minha história! Coloquei os bebês presos na mamãe com imã.
Modelo do anjo está aqui:
Modelos dos personagens aqui:


Jesus! A manta dele é de EVA dourado.
João Batista
Clique aqui  para ver como fazer esses bebês.