Propósito
Fortalecer, em todas as crianças, o comprometimento de serem valentes no testemunho de Jesus Cristo.
Preparação
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1.
Em espírito de oração, estude Mateus 26:14–16, 47–27:31 e Lucas 22:47–23:25. Depois, estude a lição e decida como deseja ensinar a história das escrituras às crianças. (Ver “Preparação das Aulas”, p. vi, e “Ensinar Usando as Escrituras”, p. vii.)
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2.
Escolha as perguntas do debate e as atividades complementares que envolvam as crianças e melhor as ajudem a alcançar o propósito da aula.
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3.
Escreva cada uma destas palavras e frases em um cartão: Filho de Deus, Redentor, divino, perfeito, Todo-Poderoso, Salvador, amoroso, Criador, Mestre, cuspiram Nele, traído, acusado falsamente, esbofeteado, açoitado (chicoteado), amarrado, escarnecido, coroado com espinhos, condenado à morte.
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4.
Material necessário:
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a.
Uma Bíblia ou um Novo Testamento para cada criança.
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b.
Fita adesiva, ou outra coisa para prender os cartões.
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c.
Gravura 7–31: A Traição de Jesus [Pacote de Gravuras do Evangelho (34730 059) – 228], gravura 7–32: Pedro Nega a Jesus [Pacote de Gravuras do Evangelho (34730 059) – 229].
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a.
Sugestões para o Desenvolvimento da Lição
Convide uma criança para fazer a primeira oração.
Atividade Motivadora
Embaralhe
os cartões que preparou e coloque-os sobre a mesa ou no chão, com a
parte escrita para baixo. Explique às crianças que alguns dos cartões se
referem a Jesus e outros se referem ao que Lhe fizeram no fim da vida.
Peça que as crianças se revezem para escolher um cartão cada uma, lê-lo e
colocá-lo em uma das duas pilhas. Na primeira, devem colocar os cartões
com palavras que se referem a Jesus, na outra, devem colocar os que têm
palavras que se referem ao que fizeram a Ele no fim da vida.
Faça
uma breve revisão das coisas que aconteceram no Jardim do Getsêmani e
diga às crianças que nesta aula aprenderão sobre as coisas que
aconteceram pouco depois de Jesus ter acabado de orar.
História das Escrituras
Ensine
a história de quando Jesus foi traído, preso e julgado. (Mateus
26:14–16, 47–27:31 e Lucas 22:47–23:25) (Para sugestões de como ensinar
as histórias das escrituras, ver “Ensinar Usando as Escrituras”, p.
vii.) Peça às crianças que prestem atenção para reconhecerem as palavras
que se referem ao que fizeram a Jesus. Ajude-as a compreender que Jesus
tinha poder para defender-se desses maus-tratos, mas sabia que eram
parte do sofrimento que teria de suportar para cumprir Sua missão na
Terra e terminar o Sacrifício Expiatório. (Ver Mosias 15:5.)
Debate
Ao
preparar a aula, estude as seguintes perguntas e referências de
escritura. Utilize as perguntas que mais ajudem as crianças a entender
as escrituras e aplicar os princípios em sua vida. Ler as passagens de
escritura indicadas durante a aula ajudará as crianças a passarem a
compreender as escrituras.
• Quem traiu Jesus? (Mateus 26:14–16) Como Judas O traiu? (Mateus 26:48) O que aconteceu com Judas? (Mateus 27:3–5)
•
Por que Jesus não permitiu que os Apóstolos O defendessem? (Mateus
26:51–54; Lucas 22:49–51) Que lição vocês acham que os discípulos
aprenderam quando Jesus restaurou a orelha que foi cortada do homem? Em
sua opinião, por que os Apóstolos fugiram, abandonando Jesus? (Mateus
26:56) O que vocês acham que poderiam ter feito se estivessem lá?
•
Por que Jesus não respondeu às perguntas dos que O acusavam no
julgamento? (Mateus 26:62–63; 27:12–14; Lucas 23:9) (Ver a atividade
complementar 3.) Diga que Jesus respondeu quando Lhe perguntaram se Ele
era o Cristo, o Filho de Deus ou o Rei dos Judeus. (Ver Mateus 26:63–64;
27:11) Saliente que Jesus não negou Sua identidade para tentar
salvar-Se. Ele sabia que tinha de ser crucificado para terminar Sua
missão na Terra.
•
Retome a lista de palavras que descrevem o que fizeram a Jesus,
utilizada na atividade motivadora. Em que vocês pensam quando lêem essas
palavras? O que as coisas horríveis que fizeram a Jesus fazem vocês
sentirem? Alguém já os tratou mal por vocês acreditarem em Jesus Cristo,
ou por freqüentarem a Igreja? O que vocês fizeram?
•
Quantas vezes Pedro negou conhecer Jesus? (Lucas 22:54–60) Em sua
opinião, por que Pedro agiu assim? Como Pedro se sentiu quando se deu
conta do que havia feito? (Lucas 22:61–62) Ajude as crianças a
compreenderem que Pedro ainda não havia recebido o dom do Espírito
Santo. Ele era um homem notável que viria a ser o Presidente da Igreja e
a dar a vida por causa de seu testemunho. Como podemos ser valentes no
testemunho que temos de Jesus Cristo, a despeito das dificuldades que
enfrentamos? (Ver a atividade complementar 5.)
Atividades Complementares
Você pode usar uma ou mais das atividades abaixo, em qualquer momento da aula, ou como recapitulação, resumo ou desafio.
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1.
Peça que cada criança diga uma das qualidades ou atributos de Jesus que prefere.
-
2.
Recapitule a primeira e a terceira regras de fé. Ajude as crianças a compreenderem que essas regras de fé nos lembram da divindade de Jesus Cristo e da importância de Sua missão.
-
3.
Escreva estes nomes em cartazes: Caifás, Pilatos e Herodes. Dê as placas a três crianças e diga que cada um desses governantes tem uma responsabilidade diferente no país. Peça que os “governantes” fiquem de pé em diferentes partes da sala e para as outras crianças irem até eles enquanto os três lêem as seguintes falas. Outra opção é pedir que as três crianças fiquem de frente para a turma e cada uma leia sua fala:
-
Caifás: Meu nome é Caifás. Sou o sumo sacerdote dos judeus, o que significa que sou o líder religioso dos judeus. Eu queria matar Jesus, mas tinha de conseguir a aprovação do chefe romano, portanto enviei-O a Pilatos.
-
Pilatos: Meu nome é Pôncio Pilatos. Sou o presidente romano, o que quer dizer que sou o líder político da Judéia. Os judeus querem que eu condene Jesus à morte, mas não achei nenhuma culpa Nele e enviei-O a Herodes.
-
Herodes: Meu nome é Herodes. Sou judeu e os romanos colocaram-me como rei da Galiléia. Pilatos mandou Jesus a mim porque sou o rei da região da Judéia em que Jesus foi criado. Ouvi falar Dele e queria vê-Lo fazer um milagre, mas Ele recusou-Se a falar comigo e responder minhas perguntas. Mandei-O de volta para Pilatos.
-
Pilatos: Continuei não vendo motivos para condenar esse homem à morte, mas o povo insistiu. Enfim, desisti de tentar dizer ao povo que não achei culpa alguma em Jesus, e deixei que fosse levado para ser crucificado.
Depois que as três crianças tiverem voltado para o lugar, fale sobre como Jesus deve ter-Se sentido por ter de ir a cada um desses homens e ser interrogado. -
-
4.
Prepare papéis com algumas situações, como as seguintes, que, para as crianças, poderiam ser difíceis de enfrentar. (Utilize situações que sejam adequadas à sua turma.)Zombam de você, por você ir à igreja. Tentam convencê-lo a experimentar drogas ou a fumar um cigarro. Você vê um colega de escola fazer algo ruim para outra criança. Seus amigos que não são da Igreja, pedem-lhe que explique em que acredita. Um colega de escola pede-lhe que minta para evitar que ele fique em uma situação difícil.Peça que as crianças se revezem pegando os papéis e lendo-os. Deixe que a turma discuta cada situação e decida qual seria a coisa certa a fazer. Saliente que, às vezes, é difícil ser valente no testemunho de Jesus Cristo, mas que receberemos muitas bênçãos se o fizermos.
-
5.
Dê a cada criança um ou dois dos cartões com palavras que descrevam Jesus. (Se preferir, utilize outras palavras ou frases que descrevam Jesus.) Peça às crianças que digam em que pensam quando lêem as palavras escritas no cartão, ou cartões, que receberam. Peça-lhes que decidam consigo mesmas se sabem verdadeiramente que Jesus é o Filho de Deus, o Salvador e Redentor. Peça às crianças que falem que bênçãos receberam por saber essas coisas e ter um testemunho de Jesus Cristo.
-
6.
Cante com as crianças, ou convide alguém para cantar para a classe “Cantemos Todos a Jesus”. (Hinos, nº 105)
Conclusão
Testemunho
Preste
testemunho da divindade de Jesus Cristo e fale às crianças da
importância que esse testemunho tem para você. Diga que é grato por
Jesus estar disposto a sofrer e morrer para que pudéssemos ressuscitar e
ter a vida eterna.
Designação de Leitura Sugerida
Sugira às crianças que estudem, em casa, Mateus 26:47–54 para recapitularem a lição.
Convide uma criança para fazer a última oração.
O episódio da traição de Judas é muito
triste, pois parece inconcebível que alguém que conviveu com Jesus
durante três anos, presenciou Seus milagres e ouviu Suas pregações
pudesse traí-lO.
Parece que Judas esperava um reino glorioso neste mundo onde ele teria
um cargo de confiança do Senhor Jesus, seria uma pessoa importante e
ficaria rico. Quando viu que Jesus falava que "Seu reino não era deste
mundo", Judas se decepcionou. Parece que o dinheiro era muito importante
para ele (Jo 12:3-6).
No fim, as trinta moedas de prata que ganhou com a traição atormentaram Judas, levando-o ao suicídio.
Cuidado professor, porque a Bíblia nos alerta que "o amor ao dinheiro é
raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e a
si mesmos se atormentaram com muitas dores" ( 1 Tm 6:10).
Ler: Mateus 26: 14-16; 47-56; Marcos 14: 43-50.
Versículo para DECORAR: "Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua família". Atos 16:31.
APLICAÇÃO: saber que os amigos são importantes e que devemos ser leais a eles.
Introdução
Alguma vez um amigo que sempre brincava com você, tomava lanche na sua casa, ficou de mal e não quis mais conversar com você?
Isso é o que nós chamamos de traição.
Jesus também teve um amigo que o traiu. Lembram que quando Jesus estava participando da última ceia ele disse que um daqueles amigos que estavam ali iria trai-lO?
Desenvolvimento
Contar sobre Mateus 26: 14-16; 47-56; Marcos 14: 43-50.
Conclusão
Que coisa terrível para Jesus - ser traído pelo próprio amigo!
Se você tem um amigo, não estrague essa amizade. Não fale mal dele para outro coleguinha, nem fique com raiva e sem falar com ele. Seja um bom amigo, porque nós precisamos uns dos outros.
Fonte: EDITORA CRISTÃ EVANGÉLICA - A VIDA DE JESUS 3 (9). Essa é apenas uma pequena parte da revista.
Eu fiz a aula com aqueles bonecos que são vendidos nas lojas de 1,99. Vesti com feltro, e os soldados de EVA. Eles não ficam muito em pé, qualquer coisa eles caem.
Detalhes do CENÁRIO clique aqui.
Visuais acima extraídos do blog http://apascentarospequeninos.blogspot.com.br/
Eu acho interessante dar para as crianças algo que remeta a Jesus, a Sua fidelidade, ao Seu amor. Não acho interessante dar nada que remeta a beijo nesta história, pois a traição de Judas foi através do beijo.
Introdução
Alguma vez um amigo que sempre brincava com você, tomava lanche na sua casa, ficou de mal e não quis mais conversar com você?
Isso é o que nós chamamos de traição.
Jesus também teve um amigo que o traiu. Lembram que quando Jesus estava participando da última ceia ele disse que um daqueles amigos que estavam ali iria trai-lO?
Desenvolvimento
Contar sobre Mateus 26: 14-16; 47-56; Marcos 14: 43-50.
Conclusão
Que coisa terrível para Jesus - ser traído pelo próprio amigo!
Se você tem um amigo, não estrague essa amizade. Não fale mal dele para outro coleguinha, nem fique com raiva e sem falar com ele. Seja um bom amigo, porque nós precisamos uns dos outros.
Fonte: EDITORA CRISTÃ EVANGÉLICA - A VIDA DE JESUS 3 (9). Essa é apenas uma pequena parte da revista.
Eu fiz a aula com aqueles bonecos que são vendidos nas lojas de 1,99. Vesti com feltro, e os soldados de EVA. Eles não ficam muito em pé, qualquer coisa eles caem.
Detalhes do CENÁRIO clique aqui.
Visuais acima extraídos do blog http://apascentarospequeninos.blogspot.com.br/
HORA DA ATIVIDADE:
HORA DA LEMBRANCINHA:
Eu acho interessante dar para as crianças algo que remeta a Jesus, a Sua fidelidade, ao Seu amor. Não acho interessante dar nada que remeta a beijo nesta história, pois a traição de Judas foi através do beijo.
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