Jesus
estava ensinando em particular os seus discípulos quando um mestre
da lei se levantando perguntou: — Mestre, que farei para herdar a
vida eterna? E ele lhe disse: Que está escrito na lei? Como lês? E,
respondendo ele, disse: — Amará ao Senhor teu Deus de todo o teu
coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de
todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti
mesmo...
Título:
“Jesus e a Parábola do Bom Samaritano”
1-
Recepção / Bate-papo
(Receba as crianças, cumprimente-as e converse um pouco
com elas sobre a sua semana).
2-
Louvor / Adoração
3-
Oferta:
Líder, ensine as crianças a importância de ofertar e
dizimar na casa do Senhor
4-
Pedidos de Oração:
Ore por curas e pedidos específicos das crianças.
5-Revisão
da lição anterior: Faça
perguntas às crianças da última lição dada.
6-
Objetivo:
Ensinar as crianças a fazer o bem a todos, tanto para amigos como
para inimigos.
7-Quebra-Gelo:
Você já fez uma coisa boa para uma pessoa que você não
gostava ou que não gostava de você?
8-
Versículo
para Memorizar:
“Mas vocês,
irmãos, não se cansem de fazer o bem”.
2ª Tessalonicenses 3:13
2ª Tessalonicenses 3:13
9-
Referência Bíblica:
Lucas 10:25-37
10
- Mensagem:
Antes de iniciar a história mostre gravuras ou desenhos
de pessoas diferentes. Exemplos: pessoas negras, brancas, asiáticas,
pessoas pobres e ricas, pessoas muito inteligentes e pessoas
analfabetas, pessoas com todos os membros do corpo, pessoas
paralíticas, etc. E perguntem quais são as diferenças entre essas
pessoas, e deixem as crianças responderem, e depois pergunte o que
elas têm de igual, de semelhante, espere as respostas, e depois diga
que a semelhança entre elas é que todas elas são seres humanos,
criaturas de Deus e que merecem serem tratadas com respeito e amor. E
explique que tem uma história na Bíblia que fala sobre isso: a
“Parábola do Bom Samaritano”:
Jesus
estava ensinando em particular os seus discípulos quando um mestre
da lei se levantando perguntou: — Mestre, que farei para herdar a
vida eterna? E ele lhe disse: Que está escrito na lei? Como lês? E,
respondendo ele, disse: — Amará ao Senhor teu Deus de todo o teu
coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de
todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo. E
disse-lhe: Respondeste bem; faze isso, e viverás. Ele, porém,
querendo justificar-se a si mesmo, disse a Jesus: E quem é o meu
próximo? Então Jesus respondeu contando uma parábola: — Certa
vez, um homem estava descendo de Jerusalém para Jericó. No caminho
alguns ladrões o assaltaram, tiraram a sua roupa, bateram nele e o
deixaram quase morto. Acontece que um sacerdote estava descendo por
aquele mesmo caminho. Quando viu o homem, tratou de passar pelo outro
lado da estrada. Também um levita passou por ali. Olhou e também
foi embora pelo outro lado da estrada. Mas um samaritano que estava
viajando por aquele caminho chegou até ali. Quando viu o homem,
ficou com muita pena dele. Então chegou perto dele, limpou os seus
ferimentos com azeite e vinho e em seguida os enfaixou. Depois disso,
o samaritano colocou-o no seu próprio animal e o levou para uma
pensão, onde cuidou dele. No dia seguinte, entregou duas moedas de
prata ao dono da pensão, dizendo: — Tome conta dele. Quando eu
passar por aqui na volta, pagarei o que você gastar a mais com ele.
Então Jesus perguntou ao mestre da Lei: — Em sua opinião, qual
desses três foi o próximo do homem assaltado? —Aquele que o
socorreu! —respondeu o mestre da Lei. E Jesus disse: — Pois vá e
faça a mesma coisa.
11-
Aplicação:
Essa história surpreende a todos pela atitude das pessoas para com o
homem que estava ferido, pois era de se esperar que o sacerdote ou o
levita, pessoas que serviam a Deus trabalhando o tempo todo no
templo, e que deveriam refletir o amor de Deus, tivessem compaixão
do ferido. Mas não foi isso que aconteceu. Um samaritano, a quem os
judeus desprezavam, foi quem socorreu o homem ferido. Esta é uma
lição preciosa que devemos aprender: todos nós devemos amar as
pessoas, independentemente do local onde elas moram, o que fazem, a
língua que falam, a cor de sua pele, se é pobre ou rica, como se
vestem, se têm muito conhecimento ou pouco, etc. Devemos não só
amá-las e tratá-las bem, mas ajudá-las nas suas necessidades.
12-
Atividade:
1º) Sugestão: Mural. As crianças podem contar a
história através da arte. Coloque papel pardo na parede e deixe as
crianças usarem marcadores, tintas, cores, etc, para desenhar as
cenas a seguir. /Cena 1 - Os assaltantes bateram no homem e ele ficou
jogado no chão como um morto. /Cena 2 - O sacerdote passa pelo
homem. /Cena 3 - O levita passa pelo homem. /Cena 4 - O samaritano
para e ajuda o homem. /Cena 5 - O samaritano leva o homem para uma
pousada e paga para que cuidem do homem ferido. Depois que completar
o desenho, peça às crianças para descreverem a história em suas
próprias palavras. 2º) Sugestão: Dramatização. Pode fazer
uma encenação desta história de uma forma diferente e criativa,
usando o humor (exemplo: tipo “Mr. Bean”), as crianças vão se
divertir bastante. Escreva um roteiro curto com as crianças com
cenas engraçadas. Atores necessários: Narrador, ladrões,
sacerdote, levita, estrangeiro, Samaritano.
13-
Comunhão / Encerramento
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