O ENSINO RELEVANTE PARA JUNIORES
Profª Helena Figueiredo
Introdução
O objetivo da Escola Dominical é alcançar as crianças com o
alvo tríplice do ensino: salvação, crescimento e serviço, isto é, ganhar a
criança para Cristo, fazendo-a entender que é pecadora, doutriná-la nas
verdades da Bíblia para que cresça espiritualmente, e venha a servir a Cristo.
Nossa intenção é levar os professores e pais a valorizar a
experiência singular de observar e conhecer melhor os juniores no seu processo
de desenvolvimento. Há, às vezes, mudanças bruscas, inevitáveis, radicais. Na
verdade, é um mundo novo, muito mais vasto, que é preciso conhecer e explorar.
Compete aos líderes saber quando criticar, encorajar ou ajudar.
Nestas palestras queremos provocar a reflexão de todos que
atuam direta ou indiretamente com os juniores, para que possam ajudar a
compreendê-los que estão se ajustando a um novo padrão de vida que pode afetar
seu comportamento na escola, no lar e talvez seu relacionamento com a família.
1. Quem são os juniores
De modo geral, por volta dos onze anos, a infância começa a
chegar ao fim. Essa idade marca o início da pubescência e às vezes da
puberdade.
Nesta idade, os juniores começam a examinar nossos valores e
comportamento, questionar nossos padrões - de autenticidade e de consideração
pelos outros. Os pais deixam de ser elementos formadores por excelência e
passam eles a ser apenas orientadores.
1.1 Características
a) Física
Ganhando força, apesar de haver um estacionamento no
desenvolvimento físico; gostam de lutar e fazer "bagunça" gostam de
competição.
b) Mental
Investigadores; vivos e cheios de perguntas; têm boa
memória; consciência de tempo e distância; colecionadores; gostam de leitura e
ouvir de heróis; interesse na vida real.
c) Social
Gostam de grupos (do seu sexo); rebelam-se contra
autoridade; meninas começam a se interessar pelo sexo oposto; gostam de ter
responsabilidade.
d) Emocional
Instável; não gostam de manifestações externas de afeto;
gostam de humorismo.
e) Espiritual
Reconhecem o pecado como pecado; têm fome de Deus; Fé
simples; têm perguntas sobre o Cristianismo; estão começando a compreender
simbolismo; querem Cristo como Salvador e Senhor.
1.2 Desenvolvimento do Comportamento
a) Motor
Atividade física é bem maior do que nas idades anteriores e
tem muito maior expansividade.
b) De adaptação
É caracterizado por uma programação prévia de tudo o que a
criança fará. Este detalhe é importantíssimo e não deve nunca ser menosprezado
pelo adulto. Percepção do mundo exterior é muito mais real e mais vivida.
c) Linguístico
Muito "faladeira". Nesta época, sofre uma certa
dificuldade em termos de expressão literal pura e simples, pois neste período
ela é usada muito mais para exprimir sentimentos.
d) Social
Comportamento mais estável e melhor integrado. Desejo de
independência, por isso a autoridade familiar volta a bloquear esta
impulsividade da criança.
1.3 Como ajudá-los
A atitude dos líderes pode ajudar muito aos juniores. É uma
questão de encontrar o equilíbrio adequado. É um momento em que a criança
começa a "sentir-se gente". Respeito a individualidade.
2. Didática Aplicada aos Juniores
2.1 Ensinar é estimar e desenvolver os alunos promovendo a
aprendizagem por parte do aluno.
Escola Tradicional (pedagocentrismo)
Escola Moderna (paidocentrismo)
Aprendizagem
Didática - responsável pela técnica educativa
2.2 Elementos Fundamentais da Educação
Aluno/Mestre/Matéria/Método/Objetivo
3. Métodos de Ensino
Um método é apenas o caminho para se chegar a um alvo
enquanto que a técnica de ensino é a maneira, o modo de executar, de explanar o
assunto. Além da matéria e dos objetivos, o professor precisa ter método e
técnica adequados para produzir aprendizagem
a. Tradicionais
b. Modernos
3.1 Escolha dos métodos
Ao escolher os métodos que vai utilizar, o professor deve
levar em conta vários fatores:
a) os objetivos da lição;
b) A maturidade dos juniores;
c) O interesse dos juniores pelo assunto;
d) A experiência anterior do aluno;
e) O assunto a ser ensinado;
f) Os recursos educacionais disponíveis;
g) O tempo de duração da aula e,
h) A habilidade do professor
4. Como alcançar os juniores
Todos os métodos têm vantagens e desvantagens, porém para
tornar o ensino dinâmico, um professor competente:
Varia os métodos;
Cria método de acordo com o assunto;
Adapta métodos de acordo com as necessidades dos alunos;
Usa metodologia ativa, adequada e diversificada e,
Usa os recursos pedagógicos.
5. Métodos e Técnicas de Ensino
a) Perguntas e Respostas
b) Discussão ou Debate Orientado
c) Tarefas
d) Dramatização
6. Recursos Audiovisuais
São meios adicionais de comunicar a mensagem através de:
a) Quadro e giz
b) Quadro e pilot
c) Flanelógrafo
d) Mapas
e) Quadro de pregas
f) Álbum seriado
g) Mural fixo ou móvel
Para os juniores, os acessórios de ensino projetáveis como:
slides, retroprojetor, filmadora e vídeo são muito apreciados, prendem a
atenção facilitando a compreensão da mensagem.
7. Como deve ser o professor dos juniores
7.1 Responsabilidades do professor
a) manter longa e freqüente comunhão com o Mestre
b) estudar bem a lição bíblica
c) conhecer seus alunos
d) estabelecer propósitos definidos no seu ensino
e) contactar com os alunos, fora de classe
f) aplicar métodos e técnicas educacionais
g) acreditar no seu ensino
h) ter experiência dentro do que ensina e prega
i) viver o que ensina
7.2 Qualificações do professor
a) preparo espiritual
b) preparo pedagógico
c) aparência
d) capacidade de expressão
e) cortesia/senso de humor
f) otimismo
g) simpatia
h) auto-direção
i) criatividade
7.3 Características do professor
a) servo (Ef 6.6)
b) sacerdote (Ap. 1.6)
c) mensageiro (At 4.2)
d) educador (Ef 4.11)
7.4 Atitudes do professor
a) ditador
b) laissez-faire
c) líder
8. Necessidades Básicas dos Juniores
Compreensão >> Aceitação
Liberdade >> Reconhecimento
Mensagem de Afeto >> Amor
2 Algumas idéias para a tarefa alcançar êxito:
a) Considere cada criança como uma PESSOA HUMANA;
b) Ouça as queixas com atenção e maturidade;
c) Evite julgamentos precipitados;
d) Trabalhe com entusiasmo;
e) Um sorriso é mais penetrante que um sermão;
f) Conheça seus alunos pelo nome;
g) Seus alunos estão deixando de ser crianças;
h) Repita. Repita!! Repita!!
i) Estabeleça metas para si mesmo e para sua classe( Ex.
metas de qualidade, eficiência, assistência, assiduidade, crescimento aparente,
aproveitamento indireto, etc.)
j) Autoridade não se impõe: oriente-os com firmeza mas não
tente subjugá-los e,
k) Ensine algo positivo e glorifique a Deus por todas as
vitórias.
3. Reunião com os responsáveis:
Deve haver constantemente entrosamento com os responsáveis
dos alunos.
Palestras/entrevistas
Exposição de trabalhos de alunos
Visita ao lar
Celebrações para homenageá-los.
Conclusão
Ao deixar a Grande Comissão com os discípulos: IDE .....
ensinai", por ocasião de Sua volta aos céus, Jesus demonstrou o
reconhecimento ao ensino como o método fundamental na edificação do Reino de
Deus, como o meio próprio para conquista de um caráter verdadeiramente cristão.
Sendo assim, é importante que todos os que fiel e lealmente aceitam essa
comissão para o ensino possam observar e conhecer as aptidões de cada aluno
para melhor orientá-lo. É nesta fase, dos juniores, que os ideais começam a
desenvolver-se, a individualidade procura restabelecer seu equilíbrio e
organizar-se.
Devemos pedir a orientação de Deus, para formar no Junior,
um caráter firme e seguro, espelhando a beleza de Cristo em sua vida.
Bibliografia
BERKELEY, James Percival. Aprenda a Ensinar, Edipres,
Recife, PE
GILBERTO, Antonio. A Escola Dominical, Editora Vida, Miami,
Floria
..... Manuel da Escola Dominical, CPAD, RJ - Edição
Atualizada e ampliada
GONÇALVES, Romanda, Didática Geral. Bib/Pedagogia, Freitas
Bastos, Vol. I
TAYLOR, Charlotte A. Ensino na Escola Dominical, Curso
OSBORNE, Elsie L. e outros. Orientação Psicológica para os
Pais, Seu Filho de Onze anos, Imago Ed. Ltda, RJ, 1975
Artigos de Jornais
Curso de Evangelismo de Crianças para Escola Dominical
amém me foi muito ultil este encino vou aplicar nos meus encinos
ResponderExcluirMuito legal
ResponderExcluirMuito legal
ResponderExcluiresse blog e fantastico
ResponderExcluirDeus abençoe
ansiosa pro resto das lições
maravilhoso esse ensino para nossas crianças foi importante para mim ver pois é a primeira vez que vou dar aula na ebd não sabia por onde começar obrigada nos ajude mais
ResponderExcluirmaravilhoso esse ensino para nossas crianças foi importante para mim ver pois é a primeira vez que vou dar aula na ebd não sabia por onde começar obrigada nos ajude mais
ResponderExcluirmaravilhoso esse ensino para nossas crianças foi importante para mim ver pois é a primeira vez que vou dar aula na ebd não sabia por onde começar obrigada nos ajude mais
ResponderExcluirmaravilhoso esse ensino para nossas crianças foi importante para mim ver pois é a primeira vez que vou dar aula na ebd não sabia por onde começar obrigada nos ajude mais
ResponderExcluirmuito bom esse ensino. vou me policia em classe e aplicar o método.
ResponderExcluir