Ideias para Juniores

O ENSINO RELEVANTE PARA JUNIORES
Profª Helena Figueiredo

Introdução

O objetivo da Escola Dominical é alcançar as crianças com o alvo tríplice do ensino: salvação, crescimento e serviço, isto é, ganhar a criança para Cristo, fazendo-a entender que é pecadora, doutriná-la nas verdades da Bíblia para que cresça espiritualmente, e venha a servir a Cristo.

Nossa intenção é levar os professores e pais a valorizar a experiência singular de observar e conhecer melhor os juniores no seu processo de desenvolvimento. Há, às vezes, mudanças bruscas, inevitáveis, radicais. Na verdade, é um mundo novo, muito mais vasto, que é preciso conhecer e explorar. Compete aos líderes saber quando criticar, encorajar ou ajudar.

Nestas palestras queremos provocar a reflexão de todos que atuam direta ou indiretamente com os juniores, para que possam ajudar a compreendê-los que estão se ajustando a um novo padrão de vida que pode afetar seu comportamento na escola, no lar e talvez seu relacionamento com a família.

1. Quem são os juniores
De modo geral, por volta dos onze anos, a infância começa a chegar ao fim. Essa idade marca o início da pubescência e às vezes da puberdade.

Nesta idade, os juniores começam a examinar nossos valores e comportamento, questionar nossos padrões - de autenticidade e de consideração pelos outros. Os pais deixam de ser elementos formadores por excelência e passam eles a ser apenas orientadores.
1.1 Características
a) Física
Ganhando força, apesar de haver um estacionamento no desenvolvimento físico; gostam de lutar e fazer "bagunça" gostam de competição.

b) Mental
Investigadores; vivos e cheios de perguntas; têm boa memória; consciência de tempo e distância; colecionadores; gostam de leitura e ouvir de heróis; interesse na vida real.

c) Social
Gostam de grupos (do seu sexo); rebelam-se contra autoridade; meninas começam a se interessar pelo sexo oposto; gostam de ter responsabilidade.

d) Emocional
Instável; não gostam de manifestações externas de afeto; gostam de humorismo.

e) Espiritual
Reconhecem o pecado como pecado; têm fome de Deus; Fé simples; têm perguntas sobre o Cristianismo; estão começando a compreender simbolismo; querem Cristo como Salvador e Senhor.

1.2 Desenvolvimento do Comportamento
a) Motor
Atividade física é bem maior do que nas idades anteriores e tem muito maior expansividade.

b) De adaptação
É caracterizado por uma programação prévia de tudo o que a criança fará. Este detalhe é importantíssimo e não deve nunca ser menosprezado pelo adulto. Percepção do mundo exterior é muito mais real e mais vivida.

c) Linguístico
Muito "faladeira". Nesta época, sofre uma certa dificuldade em termos de expressão literal pura e simples, pois neste período ela é usada muito mais para exprimir sentimentos.

d) Social
Comportamento mais estável e melhor integrado. Desejo de independência, por isso a autoridade familiar volta a bloquear esta impulsividade da criança.


1.3 Como ajudá-los
A atitude dos líderes pode ajudar muito aos juniores. É uma questão de encontrar o equilíbrio adequado. É um momento em que a criança começa a "sentir-se gente". Respeito a individualidade.


2. Didática Aplicada aos Juniores

2.1 Ensinar é estimar e desenvolver os alunos promovendo a aprendizagem por parte do aluno.

Escola Tradicional (pedagocentrismo)
Escola Moderna (paidocentrismo)

Aprendizagem

Didática - responsável pela técnica educativa

2.2 Elementos Fundamentais da Educação
Aluno/Mestre/Matéria/Método/Objetivo


3. Métodos de Ensino
Um método é apenas o caminho para se chegar a um alvo enquanto que a técnica de ensino é a maneira, o modo de executar, de explanar o assunto. Além da matéria e dos objetivos, o professor precisa ter método e técnica adequados para produzir aprendizagem
a. Tradicionais
b. Modernos

3.1 Escolha dos métodos
Ao escolher os métodos que vai utilizar, o professor deve levar em conta vários fatores:
a) os objetivos da lição;
b) A maturidade dos juniores;
c) O interesse dos juniores pelo assunto;
d) A experiência anterior do aluno;
e) O assunto a ser ensinado;
f) Os recursos educacionais disponíveis;
g) O tempo de duração da aula e,
h) A habilidade do professor

4. Como alcançar os juniores
Todos os métodos têm vantagens e desvantagens, porém para tornar o ensino dinâmico, um professor competente:
Varia os métodos;
Cria método de acordo com o assunto;
Adapta métodos de acordo com as necessidades dos alunos;
Usa metodologia ativa, adequada e diversificada e,
Usa os recursos pedagógicos.
5. Métodos e Técnicas de Ensino
a) Perguntas e Respostas
b) Discussão ou Debate Orientado
c) Tarefas
d) Dramatização

6. Recursos Audiovisuais
São meios adicionais de comunicar a mensagem através de:
a) Quadro e giz
b) Quadro e pilot
c) Flanelógrafo
d) Mapas
e) Quadro de pregas
f) Álbum seriado
g) Mural fixo ou móvel

Para os juniores, os acessórios de ensino projetáveis como: slides, retroprojetor, filmadora e vídeo são muito apreciados, prendem a atenção facilitando a compreensão da mensagem.

7. Como deve ser o professor dos juniores
7.1 Responsabilidades do professor
a) manter longa e freqüente comunhão com o Mestre
b) estudar bem a lição bíblica
c) conhecer seus alunos
d) estabelecer propósitos definidos no seu ensino
e) contactar com os alunos, fora de classe
f) aplicar métodos e técnicas educacionais
g) acreditar no seu ensino
h) ter experiência dentro do que ensina e prega
i) viver o que ensina

7.2 Qualificações do professor
a) preparo espiritual
b) preparo pedagógico
c) aparência
d) capacidade de expressão
e) cortesia/senso de humor
f) otimismo
g) simpatia
h) auto-direção
i) criatividade

7.3 Características do professor
a) servo (Ef 6.6)
b) sacerdote (Ap. 1.6)
c) mensageiro (At 4.2)
d) educador (Ef 4.11)

7.4 Atitudes do professor
a) ditador
b) laissez-faire
c) líder

8. Necessidades Básicas dos Juniores

Compreensão >> Aceitação
Liberdade >> Reconhecimento
Mensagem de Afeto >> Amor
2 Algumas idéias para a tarefa alcançar êxito:
a) Considere cada criança como uma PESSOA HUMANA;
b) Ouça as queixas com atenção e maturidade;
c) Evite julgamentos precipitados;
d) Trabalhe com entusiasmo;
e) Um sorriso é mais penetrante que um sermão;
f) Conheça seus alunos pelo nome;
g) Seus alunos estão deixando de ser crianças;
h) Repita. Repita!! Repita!!
i) Estabeleça metas para si mesmo e para sua classe( Ex. metas de qualidade, eficiência, assistência, assiduidade, crescimento aparente, aproveitamento indireto, etc.)
j) Autoridade não se impõe: oriente-os com firmeza mas não tente subjugá-los e,
k) Ensine algo positivo e glorifique a Deus por todas as vitórias.


3. Reunião com os responsáveis:
Deve haver constantemente entrosamento com os responsáveis dos alunos.

Palestras/entrevistas
Exposição de trabalhos de alunos
Visita ao lar
Celebrações para homenageá-los.
Conclusão
Ao deixar a Grande Comissão com os discípulos: IDE ..... ensinai", por ocasião de Sua volta aos céus, Jesus demonstrou o reconhecimento ao ensino como o método fundamental na edificação do Reino de Deus, como o meio próprio para conquista de um caráter verdadeiramente cristão. Sendo assim, é importante que todos os que fiel e lealmente aceitam essa comissão para o ensino possam observar e conhecer as aptidões de cada aluno para melhor orientá-lo. É nesta fase, dos juniores, que os ideais começam a desenvolver-se, a individualidade procura restabelecer seu equilíbrio e organizar-se.

Devemos pedir a orientação de Deus, para formar no Junior, um caráter firme e seguro, espelhando a beleza de Cristo em sua vida.


Bibliografia
BERKELEY, James Percival. Aprenda a Ensinar, Edipres, Recife, PE
GILBERTO, Antonio. A Escola Dominical, Editora Vida, Miami, Floria
..... Manuel da Escola Dominical, CPAD, RJ - Edição Atualizada e ampliada
GONÇALVES, Romanda, Didática Geral. Bib/Pedagogia, Freitas Bastos, Vol. I
TAYLOR, Charlotte A. Ensino na Escola Dominical, Curso
OSBORNE, Elsie L. e outros. Orientação Psicológica para os Pais, Seu Filho de Onze anos, Imago Ed. Ltda, RJ, 1975
Artigos de Jornais
Curso de Evangelismo de Crianças para Escola Dominical


9 comentários:

  1. amém me foi muito ultil este encino vou aplicar nos meus encinos

    ResponderExcluir
  2. esse blog e fantastico
    Deus abençoe
    ansiosa pro resto das lições

    ResponderExcluir
  3. maravilhoso esse ensino para nossas crianças foi importante para mim ver pois é a primeira vez que vou dar aula na ebd não sabia por onde começar obrigada nos ajude mais

    ResponderExcluir
  4. maravilhoso esse ensino para nossas crianças foi importante para mim ver pois é a primeira vez que vou dar aula na ebd não sabia por onde começar obrigada nos ajude mais

    ResponderExcluir
  5. maravilhoso esse ensino para nossas crianças foi importante para mim ver pois é a primeira vez que vou dar aula na ebd não sabia por onde começar obrigada nos ajude mais

    ResponderExcluir
  6. maravilhoso esse ensino para nossas crianças foi importante para mim ver pois é a primeira vez que vou dar aula na ebd não sabia por onde começar obrigada nos ajude mais

    ResponderExcluir
  7. muito bom esse ensino. vou me policia em classe e aplicar o método.




    ResponderExcluir

Deixe seu comentário.