sexta-feira, 27 de abril de 2018

Lição 5- Onde servimos a Deus (juniores)


O ato de servir geralmente é visto como um dever desagradável, uma obrigação ou um castigo. No entanto, Jesus ensinou que servir deve ser o estilo de vida do cristão. Servir ao próximo não se trata de uma ideia teológica, mas algo que o Espírito Santo coloca no coração humano, quer o indivíduo seja cristão ou não. Elien White afirmou que haverá muitas pessoas no Céu que nunca abriram a Bíblia ou souberam da existência de Deus, mas que seguiram os ditames da consciência e ajudaram as pessoas que estavam em necessidade.
Jesus ensinou os discípulos sobre a importância de servir ao próximo de uma maneira muito objetiva. Na ocasião, não havia nenhum servo presente para lavar os pés de Jesus e de Seus discípulos. O coração dos discípulos estava cheio de orgulho para se rebaixar a posição de servo, por isso Jesus Se prontificou, lavando os pés sujos e empoeirados de todos eles. Naquele momento, Jesus demonstrou a importância do serviço. Através desse ato também ensinou que a ideia de importância social que tinham não condizia com os princípios de Seu Reino.
Jesus também contou a parábola das ovelhas e das cabras. As pessoas que fizerem parte do Reino de Deus e forem salvas serão aquelas que alimentaram, vestiram e confortaram “o mais humilde dos Meus irmãos”. O ato de servir não se trata apenas de levantar fundos para causas sociais, mas também requer que coloquemos a “mão na massa” e ajudemos as pessoas socialmente marginalizadas, desprezadas e rejeitadas. A condição de nosso coração não pode ser medida por aquilo que falamos ou por nossa crença teológica, mas pelas nossas ações. Como temos tratado as pessoas à nossa volta? Quando vemos pessoas em necessidade, tentamos ajudá-las?

OBJETIVOS  PARA OS ALUNOS ALCANÇAREM
• Entender que servir é um estilo de vida, não uma experiência esporádica. (Saber)
• Sentir-se responsável pelas pessoas necessitadas ao seu redor. (Sentir)
• Escolher atender ao convite do Espírito Santo e procurar oportunidades para servir. (Responder)

PARA SEREM EXPLORADOS PELOS PROFESSORES:
• Serviço
• Liderança
• Compaixão


Atividade

Peça para cada aluno fazer uma lista dos talentos que possuem. (Alguns talentos são:
cantar, desenhar, aptidão para matemática, habilidade em atividades físicas, etc.) Convide os alunos a compartilhar com os colegas as listas que fizeram. Pergunte de que maneira podem usar os talentos e os dons que possuem para ajudar outras pessoas agora e no futuro. Por exemplo, o indivíduo com aptidão para matemática e ciências pode se tornar um médico no futuro e ajudar muitas pessoas doentes. Mas o que essa pessoa pode fazer hoje para ajudar o próximo?


Ilustração

Durante a Revolução Americana, um pequeno grupo de soldados trabalhava no reparo de uma trincheira. O trabalho era árduo, a coluna doía por ter que suportar tanto peso e o comandante não parava de gritar ordens a alguns metros de distância com os braços cruzados sobre o peito. Não era um trabalho grande, mas muito difícil de ser realizado por apenas alguns homens. O comandante estava cada vez mais irritado. Gritava para que traalhassem depressa e não dessem importâna para a dor que sentiam nas costas.
pas civis, um homem parou para observar a cena. Dirigiu-se ao comandante e fitou-o em silêncio por alguns minutos.
— Por que você não os ajuda? — o homem perguntou.
— Senhor, sou um oficial militar! — o comandante respondeu rispidamente, irritado com a pergunta.
O homem balançou os ombros, desceu do cavalo e começou a ajudar os soldados. Trabalhou, sujou as roupas e forçou a coluna, assim como os outros. Após longas horas, o trabalho finalmente foi concluído. O homem limpou o rosto e as mãos e montou no cavalo.
— Senhor oficial — disse —, da próxima vez que tiver que fazer um trabalho como esse e não tiver homens suficientes para realizá-lo, procure o comandante-chefe e virei ajudar. Aquele homem nada mais era do que George Washington.


Uma Ponte Para a História

Servir não é algo humilhante. Não é reservado para as pessoas de nível social baixo. Temos a responsabilidade de servir uns aos outros. George Washington percebeu que ajudar os soldados era muito mais importante do que simplesmente gritar ordens. O fato de ajudá-los e de servir com eles os animou mais do que qualquer discurso. Washington mostrou também ao oficial o que realmente significa ser um líder. O verdadeiro líder sempre está pronto para servir e ajudar as pessoas sob sua responsabilidade.


Aplicando a História
(Para Professores)

A que tipo de serviço Jesus Se referiu nas passagens bíblicas? 

O apostolo Paulo entendeu bem o seu chamado no serviço do Reino e obedeceu a Jesus em tudo.
De que maneira você classificaria essas oportunidades de serviço se fossem trabalhos remunerados? Será que fariam parte dos trabalhos elitizados e altamente respeitados?
O que Jesus tentou explicar sobre o ato de servir ao próximo?
Utilize as passagens a seguir como fontes alternativas relacionadas à lição desta semana:
Marcos 9:33-37; 14:1-11; Mateus 15:32.


Apresentando o Contexto e o Cenário

A sociedade na Judeia antiga era altamente estratificada. As pessoas nasciam numa certa posição social e havia pouco a fazer para mudar de situação. Os meninos aprendiam o ofício do pai e as meninas aprendiam a cuidar da casa. Se os pais fossem ricos e respeitados, os filhos também seriam. Por outro lado, se os pais fossem pobres e marginalizados pela sociedade, os filhos também herdariam a pobreza e a má reputação dos pais. Raramente as pessoas casavam com parceiros de outra posição social, pois os casamentos eram arranjados e decididos pelas famílias, que se preocupavam muito com propriedades, riquezas e relações comerciais. A atração física não importava. Se a pessoa nascesse pobre, carregaria essa condição social até a morte. Se fosse servo, não havia nenhuma esperança de ser outra coisa. Iria se casar com outro servo e os filhos seriam servos também.
Os servos eram os responsáveis pelos trabalhos mais humildes da sociedade. Lidavam com a sujeira e a imundice. Lavavam os pés malcheirosos dos patrões usando uma bacia d’água e as mãos para remover a sujeira. Nin gué
queria ser um servo. Jamais! As pessoas respeitadas pela sociedade agiam de acordo com a reputação que carregavam. Associavam-se com pessoas da mesma posição social e sempre tentavam impressionar os outros. Ninguém queria ser confundido com alguém pertencente a uma classe social inferior à que pertenciam. Isso era considerado um insulto. Algo totalmente humilhante.
Por isso, a lição de Jesus foi tão radical. Jesus ensinou que a posição social não tem o menor valor no Reino de Deus. Aos olhos do Pai, somos todos iguais. Jesus ensinou que servir é o aspecto mais importante da vida! Isso quebrou todos os paradigmas da época. Jesus mostrou às pessoas comuns que elas tinham valor fora da estrutura social. As pessoas fariam parte de Seu reino de acordo com a habilidade de servir ao próximo, não devido à procedência ou à popularidade. De acordo com Jesus, a família, o nível social ou as riquezas que a pessoa possui não têm o menor valor para o Pai. Na verdade, de acordo com alguns estudiosos, Jesus escolheu os alunos que foram rejeitados pelas escolas dos rabinos. Escolheu pescadores que não foram aceitos pelo sistema escolar da época e tiveram que aprender o ofício dos pais. Jesus repreendeu os ricos arrogantes por sua hipocrisia e por abusar dos pobres. Jesus realmente foi radical.


Atividade

Instrua os alunos a fazerem uma lista de cinco pessoas com quem geralmente se encontram durante a semana e que apreciariam obter ajuda. Alguns exemplos incluem os pais, os irmãos, os avós, os amigos, os professores, os vizinhos, os funcionários da escola, os colegas de classe, os colegas de trabalho, etc.

A lista deverá ser bem específica. Peça para escreverem ao lado de cada nome o que poderá ser feito para ajudar aquela pessoa durante a semana. Incentive-os a escolher ao menos uma pessoa da lista para entrarem em contato e ajudar de alguma forma. Os alunos deverão estar preparados para relatar as experiências dessa atividade no sábado seguinte.



Resumo

Jesus ensinou que para fazermos parte de Seu Reino devemos aprender a estar sempre dispostos a servir ao próximo. Conhecer as doutrinas bíblicas ou até mesmo fazer o ano bíblico não garante a nossa salvação. É muito fácil nos acomodarmos em nossa rotina e pensarmos que tudo está bem só porque nossa família frequenta a igreja ou porque lemos a Bíblia de vez em quando. A vida espiritual vai muito mais além. Devemos estar
atentos para ouvir a voz do Espírito Santo. Conseguiremos ouvir Sua voz falando ao nosso coração ao procurarmos desenvolver um relacionamento pessoal com Cristo. O ato de servir ao próximo nos ajuda a enxergarmos o mundo sob a perspectiva de Deus. As coisas mais preciosas para Deus não têm nada a ver com as novidades tecnológicas ou com o sucesso profissional. Deus Se importa com as pessoas. Ao aprendermos a priorizar o bem-estar do nosso próximo, compreenderemos melhor a Deus.

Dicas Para um Ensino de Primeira Linha


Quebrando o Silêncio
Deparar-se com uma classe silenciosa e não participativa é uma experiência desesperadora para qualquer professor. De que maneira podemos obter respostas mais longas, significativas e frequentes por parte dos alunos? No momento em que participarem com uma simples resposta, tente colocar em prática as seguintes sugestões:
• Mantenha-se em silêncio enquanto o aluno falar.
• Comente a resposta.
• Faça um comentário dando sentido à contribuição do aluno.
• Levante outras perguntas a partir da resposta dada.
• Incentive os outros alunos a participarem com outras perguntas.
• Incentive-os a comentar.
• Conceda tempo para o aluno pensar antes de responder. 



DINÂMICA:


E a cada um Deus deu dons... E Ele mesmo nos chamou e nos capacitou a servi-lo com os dons que nos deu... Ele nos aperfeiçoa, nos molda, nos ensina, nos usa da maneira que melhor lhe agradar...

É necessário apenas se deixar em suas mãos, com compromisso e confiança.

Material: 

Fita crepe

·       Divida o grupo em dois;
·       Demarque no chão um caminho (pode ser a largura do piso) com duas linhas paralelas de mais ou menos uns 3ms;

·       Posicione os dois grupos em fila indiana, uma de cada lado do caminho;
·       Peça ao grupo que atravessem a ponte todos ao mesmo tempo, sem sair da demarcação;
·       Observe as estratégias usadas pelos grupos para atravessar a ponte;
·       Observe: quem não se preocupa com o grupo, qual grupo é mais unido, quem contribui com a estratégia que envolve chegar com toda a equipe do outro lado.

·       Conclusão: Falar sobre união, sobre pensar primeiro nos outros antes de si mesmo, amor ao próximo, trabalho em equipe.







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