segunda-feira, 11 de julho de 2016

Lição 03 - Isaque, um filho obediente (Juniores)



1- Recepção / Bate-papo  (Receba as crianças, cumprimente-as e converse um pouco com elas sobre a sua semana).
2- Louvor / Adoração

3- Oferta:  Ensine as crianças que não devemos chegar à presença de Deus com as mãos vazias,  que devemos trazer sempre a nossa oferta de gratidão e de amor a Ele.

4- Pedidos de Oração: Líder ore por todas as crianças da célula e por seus pedidos específicos.
5- Revisão da Lição anterior:  (Faça Perguntas as Crianças).
6- Objetivo:  Ensinar as crianças que Deus deve estar em primeiro lugar nas nossas vidas.
7- Quebra-Gelo:  Qual é a pessoa ou atividade (televisão, futebol, interne, brincadeira, etc.) que você ama mais ? Por que? (Líder, depois que as crianças responderem, explique a elas que Deus deve estar acima do amor que sentimos por  nossa família, ou por qualquer outra coisa que gostamos muito).
8- Versículo para memorizar:  "Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento." Mateus 22:37
9- Referência Bíblica:  Gênesis 22: 1-19
10- Mensagem Algum tempo depois, Deus pôs Abraão à prova. Deus o chamou pelo nome, e ele respondeu: — Estou aqui. Então Deus disse: — Pegue agora Isaque, o seu filho, o seu único filho, a quem você tanto ama, e vá até a terra de Moriá. Ali, na montanha que eu lhe mostrar, queime o seu filho como sacrifício. No dia seguinte Abraão se levantou de madrugada, arriou o seu jumento, cortou lenha para o sacrifício e saiu para o lugar que Deus havia indicado. Isaque e dois empregados foram junto com ele. No terceiro dia, Abraão viu o lugar, de longe. Então disse aos empregados: — Fiquem aqui com o jumento. Eu e o menino vamos ali adiante para adorar a Deus. Daqui a pouco nós voltamos. Abraão pegou a lenha para o sacrifício e pôs nos ombros de Isaque. Pegou uma faca e fogo, e os dois foram andando juntos. Daí a pouco o menino disse: — Pai! Abraão respondeu: — Que foi meu filho? Isaque perguntou: — Nós temos a lenha e o fogo, mas onde está o carneirinho para o sacrifício? Abraão respondeu: — Deus dará o que for preciso; ele vai arranjar um carneirinho para o sacrifício, meu filho. E continuaram a caminhar juntos. Quando chegaram ao lugar que Deus havia indicado, Abraão fez um altar e arrumou a lenha em cima dele. Depois amarrou Isaque e o colocou sobre o altar, em cima da lenha. Em seguida pegou a faca para matá-lo. Mas nesse instante, lá do céu, o Anjo do SENHOR o chamou, dizendo: — Abraão! Abraão! — Estou aqui — respondeu ele. O Anjo disse: — Não machuque o menino e não lhe faça nenhum mal. Agora sei que você teme a Deus, pois não me negou o seu filho, o seu único filho.
Abraão olhou em volta e viu um carneiro preso pelos chifres, no meio de uma moita. Abraão foi, pegou o carneiro e o ofereceu como sacrifício em lugar do seu filho. Abraão pôs naquele lugar o nome de “O SENHOR Deus dará o que for preciso.” É por isso que até hoje o povo diz: “Na sua montanha o SENHOR Deus dá o que é preciso.” Mais uma vez o Anjo do SENHOR, lá do céu, chamou Abraão e disse: — Porque você fez isso e não me negou o seu filho, o seu único filho, eu juro pelo meu próprio nome — diz Deus, o SENHOR — que abençoarei você ricamente. Farei com que os seus descendentes sejam tão numerosos como as estrelas do céu ou os grãos de areia da praia do mar; e eles vencerão os inimigos. Por meio dos seus descendentes eu abençoarei todas as nações do mundo, pois você fez o que eu mandei. Abraão voltou para o lugar onde estavam os seus empregados, e foram todos juntos para Berseba, onde Abraão ficou morando.
 11- Aplicação:  Deus pediu Isaque para Abraão. Isaque devia ser a pessoa que Abraão mais amava, era o seu único filho, mas Isaque não era a pessoa mais importante na vida de Abraão, Deus estava em primeiro lugar. Isaque obedeceu seu pai quando estavam indo para fazer o sacrifício,  Você pode gostar de muitas pessoas, ou ter coisas muito importantes na sua vida, mas nunca se esqueça que Deus deve estar acima de todas elas, Deus tem que ser o mais importante pra você!

12- Atividade:  Recortar um retângulo de 20 cm X 30 cm, palavras relacionadas à lição, ou o versículo para memorizar. Recortar esse retângulo em vários formatos, igual a um quebra-cabeça.
Desenvolvimento: Os recortes serão distribuídos a todos os participantes, que dado um sinal sairão à procura das partes que completam as palavras. Variante: Ao invés de palavras pode usar gravuras.

13- Comunhão / Encerramento




















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.