segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Lição 7- Josué, um líder forte e corajoso (Juniores)



1- Recepção / Bate-papo (Receba as crianças, cumprimente-as e converse um pouco com elas sobre a sua semana).

2- Louvor / Adoração

3- Oferta: Ensine as crianças que não devemos chegar à presença de Deus com as mãos vazias, que devemos trazer sempre nossa oferta de gratidão e de amor a Ele.

4- Pedidos de Oração:Líder ore por todas as crianças da célula e por seus pedidos específicos.

5- Revisão da lição anterior: “ Moisés, um grande libertador " (Faça perguntas às crianças).

6- Objetivo: Ensinar às crianças que devemos ter memoriais, para não esquecer o que Deus tem feito em nossas vidas! Um memorial pode ser um cartão em que você escreve um testemunho, ou um objeto que te lembre algo que o Senhor fez por você, ou por sua família.

7- Quebra-Gelo: Brincar de “Chamada Criativa.” Usando uma palavra ou um objeto, cada criança terá que responder o que a palavra ou o objeto mostrado a faz lembrar. Por exemplo: Mostrar uma flor, daí o líder pergunta para cada criança: “Ao olhar esta flor, de que você se lembra?”

8- Versículo para Memorizar:“Porque para Deus nada é impossível.” Lucas 1:37

9- Referência Bíblica: Deuteronômio 34, Josué 3 a 5

10-Mensagem: Moisés morreu aos 120 anos, ele não pôde entrar na terra prometida. Deus não permitiu, porque ele desobedeceu a Deus. Na última vez que Deus mandou Moisés dar água da rocha para o povo, Ele pediu para que falasse com a rocha, e Moisés, já furioso com as murmurações do povo, feriu a rocha, desobedecendo a Deus. E por isso o Senhor disse que ele não entraria em Canaã. Josué, então, tornou-se o novo líder do povo de Israel. Aí o SENHOR disse a Josué: — Por causa daquilo que vou fazer hoje, todo o povo de Israel vai saber que você é um grande homem. Eles saberão que, assim como estive com Moisés, também estarei com você. Dias depois os israelitas se prepararam para partir. Os sacerdotes iam à frente, levando a arca da aliança. Quando chegaram ao Jordão e puseram os pés dentro da água, ela parou de correr e ficou amontoada na parte de cima do rio. Na parte de baixo, o rio secou completamente até o mar Morto. Então o povo passou para o outro lado, perto de Jericó. Enquanto os israelitas atravessavam, pisando terra seca, os sacerdotes que levavam a arca ficaram parados no seco, no meio do rio Jordão. Quando todo o povo de Israel acabou de atravessar o rio Jordão, o SENHOR disse a Josué: Escolha doze homens, um de cada tribo, e dê esta ordem: Peguem doze pedras do meio do rio Jordão, do lugar onde os sacerdotes ficaram parados. Levem essas pedras e coloquem onde acamparem hoje à noite. Então Josué chamou os doze homens que havia escolhido e disse: Passem adiante da arca da aliança do SENHOR, o Deus de vocês, e sigam até o meio do Jordão. Cada um ponha no ombro uma pedra, uma para cada tribo de Israel. Essas pedras ajudarão o povo a lembrar daquilo que o SENHOR tem feito. No futuro, quando os seus filhos perguntarem o que essas pedras querem dizer, vocês contarão que as águas do Jordão pararam de correr no dia em que a arca da aliança atravessou o rio. Essas pedras farão com que o povo de Israel lembre sempre desse dia. Os homens fizeram o que Josué mandou. Josué também pôs doze pedras no meio do Jordão, no lugar onde os sacerdotes que carregavam a arca haviam parado. Essas pedras ainda estão lá. Naquele dia o SENHOR fez com que o povo de Israel ficasse sabendo que Josué era um grande homem. E, durante a vida de Josué, eles o respeitaram assim como haviam respeitado a Moisés.


11- Aplicação: Deus operou outro milagre diante dos olhos dos israelitas, agora, tendo Josué como líder, no lugar de Moisés. Deus abriu o rio Jordão e o povo atravessou por ele. A mesma coisa aconteceu no Mar Vermelho. Só que desta vez, Deus manda que eles façam um memorial. Algo que fizesse o povo lembrar-se desse dia, em que o rio Jordão se abriu. As pedras foram usadas para que eles se lembrassem para o resto das suas vidas, o milagre que Deus operou. Outro exemplo de memorial que encontramos na Bíblia é o arco-íris. Deus deu o arco-íris, para lembrar ao homem que nunca mais destruiria o mundo com água!

12- Atividade: Entregue algo para cada criança nessa reunião, para que elas possam sempre se lembrar que Deus é um Deus de milagres e cuida da vida delas. Peça para que elas guardem este objeto num lugar só delas, que ninguém vai mexer. E toda vez que virem este objeto, elas se lembrarão e dirão “Deus é um Deus de milagres e cuida de mim.” Isto é um memorial! Algumas sugestões: você pode usar uma caixinha ou um saquinho, com folha ou pedra dentro, pode colocar um versículo também junto. Um cartão com o desenho de um arco íris. Um desenho feito pela criança sobre a lição, colocar o versículo e guardar num envelope. Etc. O importante é ter um visual que traga à lembrança da criança, algo a respeito de Deus.
 CAÇA AO TESOURO - Jogam duas equipes. Todas eles vão receber um mapa bem elaborado (feito em uma cartolina), onde haverão várias dicas pistas, que levam ao tesouro (algo que o líder escondeu em algum lugar). As crianças de cada grupo elegeram um líder  que será o Josué do grupo,  que vai estar dando direção para as outras  crianças até o tesouro conforme as pistas do mapa. Vence a equipe que encontrar o Tesouro.

13- Comunhão / Encerramento


Olá, amigos do Blog. Hoje continuamos com as Aulas para as crianças vamos aprender sobre Josué.

Aula sobre Josue 006



Unidade 1: Heróis da Bíblia

Aula 5: Josué

Textos: Êxodo, Josué, Números

Versículo: “Escolham hoje a quem irão servir. Mas, eu e a minha família serviremos ao Senhor”, Josué 24:15.

Ensino:

Josué, o nosso herói de hoje, foi um homem de fé, corajoso e vitorioso, sempre obedeceu a seu Deus. Josué é uma história de conquista e de realização para o povo de Deus.

Depois de muitos anos de escravidão no Egito e 40 anos no deserto, o povo de Israel recebeu finalmente permissão de entrar na terra prometida por Deus. Moisés morreu no deserto, então quem lideraria todo o povo? Josué foi o escolhido por Deus para transformar a promessa em realidade.

Aula sobre Josue 001

Josué era chamado antes de Oséias (Nm13:8,16) que significa “salvação”. Depois Moisés muda seu nome para Josué, que significa “o Senhor salva” ou “o Senhor dá a vitória”. Josué era conhecido pela profunda confiança em Deus, como “homem em que está o Espírito” (Nm 27:18).

Na juventude, Josué viveu a escravidão no Egito, mas viu também o poder de Deus realizando as pragas sobrenaturais e o milagre de quando as águas do mar se abriram diante dos israelitas, ao escaparem do exército egípcio.

Aula sobre Josue 002 Aula sobre Josue 003 Aula sobre Josue 004

Josué comandou as tropas de Israel na vitória sobre os amalequitas (Êxodo 17:8-13).
Josué foi eleito para representar sua tribo, Efraim, quando os 12 espias foram enviados a Canaã para examinar a região. Somente Josué e seu amigo Calebe estavam dispostos a obedecer à vontade de Deus e a tomar posse imediata da terra (Nm 14:26-34). Os demais foram condenados a morrer no deserto. Moisés mesmo morreu antes de chegar à terra prometida e recebeu ordens de Deus para entregar a liderança para Josué (Dt 31:23).


Aula sobre Josue 005

Josué venceu a luta na primeira cidade, Jericó, seguindo as ordens de Deus. Josué foi um guerreiro, estrategista militar, obedecendo às ordens de Deus. Venceu as batalhas, tomou as cidades, e levou Israel a possuir a Terra Prometida sob o comando de Deus.

Aula sobre Josue 006

Vocês se lembram de Raabe e os espiões? Josué salvou a vida dela e de sua família na destruição de Jericó como os espias tinham prometido.

Aula sobre Josue 007

Josué também aprendeu a maneira de governar as 12 tribos de Israel com a sabedoria de Deus e o exemplo que teve de Moisés.

O dia prolongado de Josué na batalha e sua vitória (Josué 10: 1-15). Deus disse para Josué: “Não tenha medo desses reis; eu os entreguei nas suas mãos. Nenhum deles conseguirá resistir a você. O Senhor lançou sobre eles grandes pedras de granizo, que mataram mais gente do que as espadas dos israelitas. Nesse dia o sol parou e a lua se deteve, até a nação se vingar de seus inimigos.

Aula sobre Josue 008

Josué foi um servo escolhido por Deus para realizar um trabalho especial, para continuar o trabalho de Moisés e para levar Israel para a terra prometida (Dt 24: 29 e Dt 34:5).

Aula sobre Josue 009

A exortação de despedida de Josué (Josué 23). Josué chamou o povo e disse: façam todo o esforço para obedecer e cumprir tudo o que está escrito no livro da Lei de Moisés, sem se desviar, nem para a direita nem para a esquerda. Mas apeguem-se somente ao Senhor, o seu Deus, como fizeram até hoje. O Senhor expulsou nações grandes e poderosas para dar lugar a vocês. O Senhor, o seu Deus, luta por vocês. Por isso dediquem-se com zelo a amar o Senhor, o seu Deus. Agora temam o Senhor e sirvam a Deus com integridade e fidelidade.

Israel serviu ao Senhor durante toda a vida de Josué e dos líderes que lhe sobreviveram e que sabiam de tudo o que o Senhor fizera em favor de Israel. (Josué 24: 31).

Josué foi o nosso herói de hoje! Ele serviu a Deus, obedeceu a Ele durante toda a sua vida! Vamos seguir o exemplo de Josué? O versículo de hoje, Josué 24:15, pede uma decisão pessoal nossa. Josué e todo aquele povo decidiu servir a Deus, e você? Vamos orar e dizer pra Deus: “Eu e a minha família serviremos ao Senhor”. O nosso Deus é o mesmo Deus de Josué. Ele quer o nosso amor, amizade e obediência e em troca nos ajuda sempre, cuida de nós e está sempre presente.

Aula sobre Josue 010

Oração: ore com as crianças.

Trabalho manual: ideias


































Um comentário:

  1. Obrigada por esse material maravilhoso, explicativo e uma linguagem de fácil entendimento para as crianças.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário.