segunda-feira, 17 de setembro de 2018

Lição 13- Daniel, um homem de oração (Juniores)

Resultado de imagem para historia de Daniel

ANTES DE COMEÇAR...



 
Pegue seu Kit de História clique aqui , tesouras, canetas coloridas ou lápis de cera. Nesta vibrante história bíblica, as crianças vão usar pratos de papel, jornal e pincel mágico ou giz de cera para improvisar leões, o rei Dario e roupas para Daniel.
Antes da aula, recorte o centro dos pratos de papel; arranhe um prato para cada criança e um para você. Termine o seu para servir de exemplo. Em um lado do prato desenhe cabelo e uma faixa na testa, como Daniel provavelmente usava. Do outro lado, cole ao redor do prato uma franja de tiras de jornal para representar a juva do leão. Para representar o rei, as crianças irão simplesmente colocar os pratos sobre a cabeça como se fossem coroas. Esta maneira divertida e imaginativa de contar a história, vai ajudar as crianças a entender que Daniel foi fiel a Deus e continuou a orar, mesmo que isso lhe custasse muito! Irão perceber também que Deus foi fiel à obediência de Daniel.



CONTAR A HISTÓRIA



Junte as crianças sentadas no chão, coloque sua máscara feita com o prato de papel, mostrando o rosto de Daniel  Diga: Hoje eu tenho uma charada para vocês. Vamos ver se vocês adivinham de que história bíblica estou falando. Leia a charada abaixo e enquanto lê, troque rapidamente a posição da máscara.


Eu disse a Deus que iria sempre orar, ( lado com o rosto de Daniel)
Mesmo que um animal selvagem em meu caminho viesse parar, (lado do leão)
Não importa o que o rei fosse falar, (coloque o prato de papel sobre a cabeça)
A Deus sempre fiel eu iria ficar. (lado com o rosto de Daniel)


Quando as crianças disserem que se trata da história de Daniel, diga: Essa história é incrível! Vamos confeccionar máscaras e vocês irão me ajudar a lembrar essa história de reis, leões e de como Deus salvou o dia com um milagre fabuloso! Distribua os pratos de papel com a parte central retirada. Ajude as crianças a prepararem rapidamente suas máscaras, usando a sua como exemplo.
Quando as máscaras estiverem prontas, diga: Parece que vocês já estão prontos para contar essa fabulosa história. Então, vamos lá. Quando eu falar "Daniel" , coloquem suas máscaras com o rosto dele, ajoelhem-se no chão e façam de conta que estão orando. Cada vez que eu disser a palavra "rei", rapidamente coloquem suas máscaras em cima da cabeça para fazer de conta que é uma coroa.
Finalmente, cada vez que eu disser a palavra "leões", coloquem as máscaras e rujam como um leão. Comece a história e faça uma pausa  após cada palavra (em itálico) combinada para ação dos alunos.


Era uma vez um homem chamado Daniel que amava muito a Deus i orava somente a Ele. Mas o rei Dario decretou uma lei exigindo que as pessoas adorassem apenas a ele! O rei ordenou que qualquer pessoa que fosse pega orando a Deus deveria ser jogada numa cova cheia de leões famintos. O que Daniel deveria fazer? Será que deveria adorar o rei ou a Deus? Daniel amava a Deus, mas tinha medo daqueles leões ferozes. O que você faria? Deixe as crianças compartilharem suas opiniões e depois continue.
Daniel fez sua escolha. Decidiu continuar fazendo suas orações a Deus, com leões ou sem leõesDaniel amava a Deus e queia obedecer-lhe, com rei ou sem rei! Por isso, quando rei Dario descobriu que Daniel estava orando a Deus, gritou: "Para a cova dos leões". Durante toda a noite, Daniel pediu a Deus que o livrasse - e Deus ouviu as orações de Daniel. Deus mandou um anjo fechar a boca dos leões, enquanto o rei foi até lá de manhã, ficou surpreso ao ver Daniel vivo. Descobriu que o Deus de Daniel era mais poderoso que qualquer coisa ou pessoas. O rei Dario fez uma nova lei que dizia que daquele dia em diante, todas as pessoas deveriam adorar a Deus de Daniel porque Ele é grande e poderoso!


Peça para as crianças deixarem suas máscaras de lado, e diga: Daniel foi fiel a Deus e em troca, o Senhor foi fiel a Daniel. Há grande poder na oração e demonstramos grande amor quando permanecemos fiéis a Deus. Vamos estudar um pouco mais sobre a fidelidade a Deus e como Ele mesmo permanece fiel a nós.






PARA SEMPRE NA MEMÓRIA 



Chame voluntários para ler em voz alta Salmo 25.10; 100.5; 117.2 e 145.13. depois pergunte:


Por que Deus foi fiel e salvou Daniel?

Você acha que Daniel fez uma boa escolha quando permaneceu fiel a Deus? Por quê?
Quanto tempo vai durar a fidelidade de Deus? Explique.
Por que Deus deseja que sejamos fiés e obedientes?


Diga: Deus é fiel a nós quando sabe que nossos corações, e a nossa fé estão voltados para o lugar certo. Daniel demonstrou seu amor, obediência e fidelidade a Deus quando seu recusou a parar de orar a Deus e adorar um ídolo. Daniel permaneceu fiel a Deus mesmo correndo risco de morte. Deus permaneceu fiel a Daniel! Escutem o que a Palavra de Deus nos ensina sobre ser fiel a Deus. Leia em voz alta Provérbios 28.20 e pergunte:


Por que Deus abençoa aqueles que permanecem fiéis a Ele?
Como você pode mostrar fidelidade a Deus durante esta semana?


Diga: Deus sabe que quando somos fiéis a Ele por meio do estudo e leitura da Bíblia, da honra que damos a Jesus ,da oração e da ajuda que prestamos aos outros, estamos lhe dizendo: "Eu amo o Senhor". Deus nos ama demais e por isso é fiel a nós. Ele nos ajuda, dirige nossa vida, ensina e perdoa quando estamos errados.
Vamos honrar a fidelidade de Deus com uma canção que diz que a bondade, o poder e a fidelidade de Deus permanecem para sempre! Cante "Deus é tão bom", mudando as palavras para fiel, amor, etc.



DIVERSÃO EXTRA





Vocês podem jogar "Caçador" ("Queimada", em alguns regiões do Brasil). Separe uma área própria classe e marque o chão com fita adesiva. Forme das equipes com os alunos e use a bola de seu Kit da História. Explique que a bola é o leão da história de DAniel. As crianças deverão jogar a bola, tentando atingir as pernas do adversário. A pessoas atingida, ou quem tentar pegar a bola e a deixar cair, passa para o outro rime. Se uma pessoa jogar a bola e o adversário conseguir segurá-la, a primeira é obrigada a trocar de equipe. Joguem durante cinco minutos ou até restar somente uma pessoa em um dos times.


Fonte: 13ª aula -  Mexa-se, que lá vem história  - VIDA NOVA.

Esta é a frente do fantoche que eu fiz para a aula. Feito com prato de bolo, e o resto de EVA.

Atrás do prato, o leão. Feito com EVA.


HORA DA ATIVIDADE:


Esse foi meu gatinho que fez, frente (Daniel) e atrás (leão). Dei para eles tiras de cartolina marrom, cortei já o molde do cabelo para eles colarem e caneta de retroprojetor para fazerem os rostinhos.







 












2 comentários:

Deixe seu comentário.