sexta-feira, 3 de março de 2017

Lição 10 - O Deus que fala (Juniores)

Propósito

Incentivar as crianças a converterem-se mais plenamente a Jesus Cristo.

Preparação

  1. 1.
    Em espírito de oração, estude Atos 7:57–60; 8:1–3; 9:1–30; 26:9–23 e Mosias 5:2. Depois, estude a lição e decida como deseja ensinar a história das escrituras às crianças. (Ver “Preparação das Aulas”, p. vi, e “Ensinar Usando as Escrituras”, p. vii.)
  2. 2.
    Leitura Adicional: Atos 22:3–21.
  3. 3.
    Escolha as perguntas do debate e as atividades complementares que envolvam as crianças e melhor as ajudem a alcançar o propósito da aula.
  4. 4.
    Material necessário:
    1. a.
      Uma Bíblia ou um Novo Testamento para cada criança.
    2. b.
      Um copo cheio de água.
    3. c.
      Gravura 7–42: Paulo no Caminho de Damasco.

Sugestões para o Desenvolvimento da Lição

Convide uma criança para fazer a primeira oração.

Atividade Motivadora

Mostre às crianças o copo com água.
• O que acontece quando a água ferve? (Vira vapor.)
• O que acontece quando a água congela? (Vira gelo.)
Diga que quando a água se converte em gelo ou em vapor passa por uma mudança. Torna-se diferente do que era inicialmente.
• Como as pessoas se convertem ao evangelho de Jesus Cristo? Em que sua vida muda quando elas se convertem?
Escreva a palavra converter no quadro. Diga que esta lição trata da conversão miraculosa de um homem ao evangelho de Jesus Cristo.

História das Escrituras

Ensine a história da conversão de Saulo à Igreja de Jesus Cristo de acordo com Atos 9:1–20. (Para sugestões de como ensinar as histórias das escrituras, ver “Ensinar Usando as Escrituras”, p. vii.) Ajude as crianças a compreenderem que Saulo é o homem que se tornou o grande missionário conhecido como Paulo.

Debate

Ao preparar a aula, estude as seguintes perguntas e referências de escritura. Utilize as perguntas que mais ajudem as crianças a entender as escrituras e aplicar os princípios em sua vida. Ler as passagens de escritura indicadas durante a aula ajudará as crianças a passarem a compreender as escrituras.
• Como Saulo perseguia os membros da Igreja? (Atos 7:57–60; 8:1–3; 9:1–2) O que os membros da Igreja provavelmente sentiam com relação a ele? O que vocês sentiriam se alguém os perseguisse por causa de suas crenças? Qual deveria ser nossa reação quando alguém faz algo assim? Incentive as crianças a falarem de ocasiões em que alguém tenha zombado delas ou sido rude com elas por causa de suas crenças.
• O que aconteceu no caminho de Damasco para ajudar Saulo a perceber que precisava arrepender-se de seus pecados? (Atos 9:3–6) Com quem Saulo falou nessa visão? (Atos 9:5) Como o Pai Celestial e Jesus Cristo nos ajudam a perceber quando precisamos de arrependimento? (Por meio de sentimentos inspirados pelo Espírito Santo e da orientação de nossos pais, dos profetas e das escrituras.)
• O que quer dizer “recalcitrar contra os aguilhões”? (Atos 9:5) (Aguilhão era uma ponta de ferro aguçada utilizada para fazer com que os animais andassem. Com freqüência os animais recalcitravam [davam coices] e o aguilhão os machucava ainda mais. Jesus Cristo estava dizendo a Saulo que seus atos o estavam prejudicando mais do que a qualquer outra pessoa. Quando lutamos contra o que é certo, nós somos os que mais se ferem. ) Como alguém poderia ferir-se lutando contra a verdade? Se possível, exemplifique com uma experiência sua que seja adequada.
• O que Saulo fez para se arrepender e se voltar para Jesus Cristo? O que precisamos fazer para nos arrependermos de nossos pecados? Discuta estes tópicos (sugere-se que você os relacione no quadro):
Reconheceu seus pecados. (Atos 9:6) Jejuou e orou pedindo perdão. (Atos 9:9, 11) Foi batizado. (Atos 9:18) Tentou reparar as coisas erradas que havia feito. (Atos 9:20) Transformou-se e nunca mais perseguiu ninguém.
Diga que Saulo não tinha mau coração; ele estava enganado. Precisava arrepender-se e ser batizado.
• Por que é importante que nos arrependamos quando fazemos algo errado? O que o arrependimento faz com que sintamos?
• O que o Senhor pediu que Ananias fizesse? Por que? (Atos 9:10–12) (Diga que esse não é o mesmo Ananias que caiu morto por ser desonesto.) Por que Ananias teve medo de fazer o que o Senhor pediu? (Atos 9:13–14)
• Por que o Senhor chamou Saulo de “vaso escolhido”? (Atos 9:15–16) Quais eram as coisas importantes que o Pai Celestial queria que Saulo fizesse? (Atos 26:16, 18) Que coisas importantes o Pai Celestial pode querer que vocês façam? Como vocês podem ficar sabendo que coisas são essas?
• Como Saulo perdeu a visão? (Atos 9:8; 22:11) O que aconteceu depois que Ananias abençoou Saulo? (Atos 9:17–18)
• Depois da conversão de Saulo, por que nem o povo nem os discípulos acreditavam nele quando o viam pregar? (Atos 9:21, 26) Por que Saulo teve de sair do país? (Atos 9:23, 29–30)
• O que o Pai Celestial faz quando nos arrependemos de nossos pecados? (D&C 58:42) Como podemos ajudar outras pessoas que estejam tentando se arrepender e seguir Jesus?
• Que testemunho Saulo prestava de Jesus Cristo? (Atos 9:20; 26:22–23) Como sabemos se verdadeiramente nos convertemos ao evangelho de Jesus Cristo? (Mosias 5:2)
Discuta a seguinte citação do Presidente Ezra Taft Benson, que foi o décimo terceiro Presidente da Igreja: “Quando passamos por essa grande mudança, que só se realiza por intermédio da fé em Jesus Cristo e da [influência] do Espírito, é como se nos tornássemos uma nova pessoa. (…) Abandonamos a vida pecaminosa (…) e tornamo-nos limpos. Não sentimos mais [vontade] de voltar aos velhos hábitos. Verdadeiramente nos tornamos uma nova pessoa”. (Os Ensinamentos de Ezra Taft Benson, p. 470.) (Sugere-se que você utilize a atividade complementar 1 para desafiar as crianças a passar pela experiência que o Presidente Benson descreveu.)

Atividades Complementares

Você pode usar uma ou mais das atividades abaixo, em qualquer momento da aula, ou como recapitulação, resumo ou desafio.
  1. 1.
    Peça às crianças que citem coisas das quais as crianças da idade delas podem precisar arrepender-se, como, por exemplo, de mentir, ser desonesto nas provas escolares, zangar-se, dizer palavrões e desobedecer aos pais. Escreva essas coisas no quadro à medida que forem mencionadas. Diga às crianças que lhes dará um teste. Peça que as crianças perguntem a si mesmas “preciso me arrepender disso?”, conforme você apontar cada tópico da lista. Diga às crianças que a cada pergunta respondam “sim” ou “não” mentalmente. Recapitule os passos que Saulo seguiu para arrepender-se.
  2. 2.
    Escreva cada letra da frase “Emendem-se e convertam-se a Deus” (Atos 26:20) em um papel ou em quadrados de cartolina. Coloque os papéis arrumados na mesa com a parte escrita para baixo. Peça que as crianças se revezem tentando adivinhar uma letra. Quando conseguirem adivinhar uma das letras da frase, volte a letra para cima. Diga que quando nos voltamos a Deus, nos convertemos.
  3. 3.
    Discutam e memorizem a quarta regra de fé.
  4. 4.
    Se a presidência da Primária aprovar, convide um recém-converso ou um exmissionário para falar sobre a mudança que tenha ocorrido na vida de alguém quando essa pessoa passou a acreditar em Cristo, arrependeu-se e foi batizada. Peça-lhe que diga o que sente quanto à alegria e felicidade que provém de vivermos os ensinamentos do evangelho.
  5. 5.
    Peça que uma criança desenhe no quadro uma estrada com uma bifurcação. Peça que outra escreva o nome de uma cidade que gostaria de visitar no fim de uma das duas estradas que surgem na bifurcação.
    • O que vocês fariam se virassem no lugar errado e acabassem na estrada errada?
    • Conseguiriam chegar até a cidade seguindo por onde vão?
    • Nesse momento, o que teriam de fazer para chegar à cidade a que querem ir?
    • Em que o arrependimento é comparável a voltar à estrada certa?
  6. 6.
    Cante ou leia “Ouse Ser Bom” (Músicas para Crianças, p. 80) ou “Quando Eu For Batizado” (Músicas para Crianças, p. 53).

Conclusão

Testemunho

Preste testemunho da importância do arrependimento para nós e da importância de nos convertermos verdadeiramente ao evangelho de Jesus Cristo. Fale do amor que tem ao evangelho.

Designação de Leitura Sugerida

Sugira às crianças que estudem, em casa, Atos 9:1–20 para recapitularem a lição.
Convide uma criança para fazer a última oração.

1- O que Saulo pediu ao sumo sacerdote?
Perseguiu os cristãos
2- Para que cidade Saulo estava indo?
Damasco
3-Porque Saulo caiu do cavalo?
Uma luz do céu brilhou em volta de Saulo
4- O que Jesus disse a Saulo?
Saulo, Saulo por que você me persegue?
5- O que Jesus mandou Saulo fazer?
Mandou levantar e entrar na cidade.
6- O que Saulo percebeu quando se levantou do chão?
Que não podia enxergar.
7- Quem o a ajudou a chegar a Damasco?
Seus companheiros
8- Quantos dias Saulo ficou sem enxergar, sem comer e sem beber?
3 dias
9- Que discípulo foi ao encontro de Saulo?
Ananias.
10- O que Ananias fez com Saulo?
Colocou a mão sobre Saulo e disse que Jesus o mandou para curar as vistas  dele e enche-lo do Espírito Santo.
11- O que caiu dos olhos de Saulo?
Caiu dos olhos algo como escamas e ele voltou a enxergar
12- O que aconteceu no final da História?
Saulo levantou-se e foi batizado e passou ali alguns dias com os discípulos em Damasco.
13- Quem Saulo era antes de conhecer Jesus?
Perseguidor dos Cristãos.
14- e depois que conheceu Jesus?
Tornou-se um cristão e viajou para muitos lugares para falar do amor de Deus para as pessoas.


 Conversão de Paulo / atividades














Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.