quinta-feira, 6 de abril de 2017

Lição 02 - Vencendo os amalequitas (Juniores)




















ADORAÇÃO – Agradecemos a Deus por Seu amor. 
 
➥➥Verso Para Memorizar
“Saudaremos a tua vitória com gritos de alegria e ergueremos as nossas bandeiras em nome do nosso Deus.” Salmo 20:5. 

 
➥➥Referências
Êxodo 17:8-16; Patriarcas e Profetas, p. 298, 299. 

 
➥➥Objetivos
O aluno deverá:
Saber que sua adoração é uma ligação com o trono de Deus.
Sentir-se grato pela vitória de Deus em sua vida.
Adorar a Deus todos os dias. 

 
➥➥Mensagem Central
Adoramos a Deus quando agradecemos as vitórias que Ele nos dá.


Resumo da Lição Depois que os amalequitas atacaram os israelitas, Deus orientou Josué e o exército de Israel a atacarem os amalequitas. Moisés ficou no alto de uma montanha, com vista para o local da batalha, com os braços levantados, orando a Deus pelo sucesso de Seu povo. Quando Moisés se cansava e abaixava os braços, os amalequitas venciam. Arão e Hur ajudaram Moisés segurando seus braços para cima, para que o exército israelita pudesse vencer.
Eles venceram os inimigos por estarem em comunhão com Deus; por dependerem de Seu poder para alcançar a vitória.
Esta lição fala sobre adoração. Quando dependemos de Deus em vez de confiarmos em nós mesmos, nossa atitude honra a Deus. Quando estamos ligados a Ele, Deus alcança vitórias por nós. Ao honrar e louvar a Deus por essas vitórias em nossa vida, nós O estamos adorando.

Estudo da Lição Introduzindo a História Bíblica
Permitir que um voluntário pegue o livro (ou outro objeto pesado) e o segure com os braços esticados acima da cabeça durante todo o tempo que conseguir. Quando o aluno abaixar as mãos, ou após dois minutos, perguntar: Como é a sensação de manter os braços levantados? Como você acha que seria manter os braços assim durante horas? Na lição de hoje, foi exatamente isso que Moisés fez.

Vivenciando a História Escolher alguns alunos para representar Moisés, Arão e Hur. Dividir o restante da classe em dois grupos, em lados opostos da sala, para representar os israelitas e os amalequitas. Abrir a Bíblia em Êxodo 17:8-16 e ler em voz alta. Enquanto a história é lida os alunos deverão representá-la através de mímica. Na parte em que Moisés está com as mãos levantadas, em vez de fingirem que estão guerreando, os “israelitas” devem exclamar: “Nós lutamos com o poder de Deus!”

Aplicação da LiçãoSituação  
Ler para os alunos a seguinte situação:
A família de Cíntia tornou-se adventista recentemente. Eles  decidiram guardar o sábado, mas o pai de Cíntia tinha problemas no trabalho. Então, ele decidiu falar com o gerente e perguntar se poderia terminar sua tarefa na sexta-feira para ter o sábado livre. Ao voltar para casa, o pai de Cíntia reuniu a família e disse: – Falei com o meu superior, mas ele não quis me ouvir. Ele me mandou embora. Perdi meu emprego.
A mãe de Cíntia começou a chorar. Cíntia olhou para o irmão mais novo e começou a se perguntar sobre o significado de tudo aquilo. Como terão alimento suficiente para comer? Será que vão acabar morando na rua? Cíntia sentia muito medo. Lembrem-se da lição de hoje. O que vocês diriam a Cíntia?



Dinâmica
(Gosto muito de fazer dinâmica com os juvenis e eles amam…)

Auto confiança
Material: Venda para os olhos.
Desenvolvimento : Formar duplas com todo o grupo.
Em cada dupla, uma pessoa é vendada e a outra a conduz para dar um passeio fazendo-a passar por situações diversas ( se possível ) Escadas, por meio de cadeiras.
Depois de alguns minutos, inverter os papéis.
No final, fazer uma avaliação : Como foi a experiência, como se sentiu?, como foi ser conduzido?, como foi conduzir?

"Devemos nos entregarmos nas mãos de Deus sem medo, deixar Deus nos conduzir."


Título da Lição:




Memorizando:

Lembrancinhas:

Para Meditar:

Ótima aula!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.