quarta-feira, 18 de abril de 2018

Lição 4- Onde aprendemos a palavra (Juniores)



Timóteo, apoiado na fé da mãe e da avó, conheceu as Escrituras Sagradas, e isso o tornou sábio para a salvação. Quanta criança não tem mãe e avó como Eunice e Lóide! Hoje em dia, infelizmente, porque são os únicos a transmitir o ensino bíblico para as crianças. Baseados nisso, vemos como é grande a nossa responsabilidade diante de Deus para a formação espiritual dessas crianças. Como o ensino na Escola Bíblica Dominical é fundamental.

NA CASA DE DEUS, TEMOS MUITAS OPORTUNIDADES DE APRENDER A PALAVRA DE DEUS, O QUE É MUITO IMPORTANTE PARA NÓS...

Ler: 2 Timóteo 1:5; 3:14; 15


APLICAÇÃO: A criança deverá compreender que desde pequena ela precisa conhecer sobre Jesus.



Nas histórias que temos ouvido, já conversamos sobre vários membros da família, como irmãos, pais, primos. Hoje, vamos conversar sobre uma mãe e uma avó muito especial.
Vamos, então, falar os nomes das avós e das mães de vocês aqui da classe.
Hoje vamos ouvir a história de Timóteo. Sua mãe se chamava Eunice e sua avó, Lóide.

Vamos imaginar que Timóteo era um menino como você. Tenho certeza que ele foi um menino muito legal. Podemos imaginar a vida de Timóteo, naqueles dias. Acredito que, como você,  Timóteo brincava, almoçava, tomava banho, e que, às vezes, queria dormir até tarde, brincar com seus amigos e comer muito doces, Será que ele gostava de desenhar e de estudar?
O nome de  Timóteo  significa: quem adora a Deus.  Timóteo  amava muito a Deus por causa de sua avó e de sua mãe, que também amavam a Deus. A Bíblia diz que Lóide e Eunice acreditavam em Deus de todo o coração e obedecia, a Sua Palavra. Todos os dias elas liam a Bíblia para  Timóteo  e, com certeza, contavam as histórias que eu e você conhecemos na Bíblia. Quais histórias elas contavam? (Professor, relembre com as crianças algumas histórias do Antigo Testamento como: criação, arca de Noé, Moisés, etc.)
Acredito que Timóteo se encantava e se divertia muito com as histórias.
Com essas histórias deve ter aprendido sobre o amor de Deus, sobre as atitudes corretas de um menino que serve a Deus (professor, lembre algumas atitudes que as crianças devem ter, mostrando que com essas atitudes darão bons exemplos a outros meninos).
Quando Timóteo já era um jovem, recebeu a visita de Paulo, aquele missionário que vocês ouviram a história dele na semana passada. Paulo convidou Timóteo para ser missionário com ele.  Timóteo  aceitou o convite, pois estava preparado, porque conhecia bem a Palavra de Deus desde pequeno. Ele falou de Jesus para muitas pessoas, ajudou a começar muitas igrejas e ser tornou um grande amigo de Paulo. Paulo escreveu duas cartas para  Timóteo , vejam na Bíblia (professor, mostre na sua Bíblia).
E você, o que sabe da Palavra de Deus? O que você acha mais importante na Palavra de Deus e o que tem aprendido com sua família?

Timóteo  aprendeu desde pequeno muitas coisas sobre Deus com sua mãe e com sua avó, e guardou todos os ensinamentos para sua vida.
É muito importante ler a Bíblia e falar com Deus todos os dias. É conhecendo a Bíblia que vamos aprender cada dia mais sobre Deus e sobre a Sua vontade para nossas vidas. Por isso, não fique com preguiça quando a mamãe chamá-lo para vir à igreja, e preste atenção quando estiver ouvindo as histórias da Bíblia.



Aplicação da Lição

Timóteo é um exemplo para nós, ele se converteu sendo um adolescente, poderia ter feito outras opções de vida, mas ele preferiu aprender sobre Jesus, a exercitar sua fé, a ser um bom soldado de Cristo.
Ele estudou a palavra, cresceu na fé e no conhecimento em Deus, tornou-se um bom soldado, equipado para a batalha de evangelizar o mundo e guerrear contra o mal. Hoje, o nosso desafio são as nossas escolhas, o que escolheremos???  Seguir a Cristo ou seguir o mundo??? Timóteo escolheu servir a Deus!

 Dinâmica Palavra de Deus

Esta dinâmica é ótima para levar para catequese e refletirmos "a quantas anda" a dureza do nosso coração.

Material necessário: 03 copos transparentes, óleo(na quantidade que fique na metade do copo),água(na mesma medida do óleo),pedrinhas e uma jarra com suco,escolha um suco de cor viva, mas que não seja escuro.Você pode rotular a jarra do suco com a frase:PALAVRA DE DEUS.

No primeiro copo coloque o óleo,no segundo as pedrinhas e no terceiro a água.
Mãos a obra!



Explique para as crianças que cada copo representa um tipo de coração, e que aquela jarra representa a palavra de Deus...
Despeje em cada copo uma quantidade de suco.

                                                                                                                                       

Pergunte as crianças o que elas observaram...
Explique que o primeiro copo (óleo) representa um coração de uma pessoa que até ouvi a palavra de Deus, mas não a vive, não a põe em pratica, não se envolve, não se "mistura" com a palavra de Deus.Observem que o óleo não se misturou com a palavra de Deus.

No segundo copo (pedrinhas) representa um coração de uma pessoa que não aceita Jesus na sua vida, que não quer ouvir a palavra de Deus, um coração duro feito uma pedra.Observem que ao colocar a palavra de Deus sobre as pedrinhas nada aconteceu.

No terceiro (água) representa um coração de uma pessoa que aceita Jesus na sua vida, que ouvi a palavra de Deus, se "mistura" com ela, vive ela e a põe em prática.Observem que a água se misturou completamente com a palavra de Deus.
E assim deve ser nosso coração, cheio da palavra de Deus, cheio de Jesus...

Distribua em copinhos para as crianças o mesmo suco ou seja a "palavra de Deus",para que "bebam da palavra de Deus" e o mais importante: QUE A VIVAM !!!
Espero que gostem, fiquem com Deus!!!! 
Aplicação da Lição Timóteo é um exemplo para nós, ele se converteu sendo um adolescente, poderia ter feito outras opções de vida, mas ele preferiu aprender sobre o Cristo, a exercitar sua fé, a ser um bom soldado de Cristo. Ele estudou a palavra, cresceu na fé e no conhecimento em Deus, tornou-se um bom soldado, equipado para a batalha de evangelizar o mundo e guerrear contra o mal. Hoje, o nosso desafio são as nossas escolhas, o que escolheremos???? Seguir a Cristo ou seguir o mundo??? Timóteo escolheu servir a Deus! Deus vos abençoe!

Copy the BEST Traders and Make Money : http://ow.ly/KNICZ

plicação da Lição Timóteo é um exemplo para nós, ele se converteu sendo um adolescente, poderia ter feito outras opções de vida, mas ele preferiu aprender sobre o Cristo, a exercitar sua fé, a ser um bom soldado de Cristo. Ele estudou a palavra, cresceu na fé e no conhecimento em Deus, tornou-se um bom soldado, equipado para a batalha de evangelizar o mundo e guerrear contra o mal. Hoje, o nosso desafio são as nossas escolhas, o que escolheremos???? Seguir a Cristo ou seguir o mundo??? Timóteo escolheu servir a Deus! Deus vos abençoe!

Copy the BEST Traders and Make Money : http://ow.ly/KNICZ

Aplicação da Lição Timóteo é um exemplo para nós, ele se converteu sendo um adolescente, poderia ter feito outras opções de vida, mas ele preferiu aprender sobre o Cristo, a exercitar sua fé, a ser um bom soldado de Cristo. Ele estudou a palavra, cresceu na fé e no conhecimento em Deus, tornou-se um bom soldado, equipado para a batalha de evangelizar o mundo e guerrear contra o mal. Hoje, o nosso desafio são as nossas escolhas, o que escolheremos???? Seguir a Cristo ou seguir o mundo??? Timóteo escolheu servir a Deus! Deus vos abençoe!

Copy the BEST Traders and Make Money : http://ow.ly/KNICZ
Aplicação da Lição Timóteo é um exemplo para nós, ele se converteu sendo um adolescente, poderia ter feito outras opções de vida, mas ele preferiu aprender sobre o Cristo, a exercitar sua fé, a ser um bom soldado de Cristo. Ele estudou a palavra, cresceu na fé e no conhecimento em Deus, tornou-se um bom soldado, equipado para a batalha de evangelizar o mundo e guerrear contra o mal. Hoje, o nosso desafio são as nossas escolhas, o que escolheremos???? Seguir a Cristo ou seguir o mundo??? Timóteo escolheu servir a Deus! Deus vos abençoe!

Copy the BEST Traders and Make Money : http://ow.ly/KNICZ

3 comentários:

Deixe seu comentário.