segunda-feira, 1 de outubro de 2018

Lição 1- Felizes os que têm prazer na lei do Senhor (Juniores)

Objetivo
Professor (a) ministre sua aula de forma que ao término, seu aluno compreender que servir a Deus com fidelidade é gratificante e nos traz grandes alegrias e satisfação.

Memorizando
“...Sua satisfação está na lei do Senhor, e nessa lei medita dia e noite".(Sl 1.2b – NVI).

Texto bíblico em estudo: Sl 1.1-3; Lc 1.5-14.

Uma família feliz por servir a Deus
As famílias cristãs de hoje podem aprender muito da fé de Zacarias e sua esposa Isabel. Havia uma profecia sobre uma voz alta que clamaria: ‘Preparem no deserto o caminho do Senhor, abram ali uma estrada reta para o nosso Deus passar.” (Is 40.3)
Essa profecia fala sobre João Batista profetizando a chegada de Jesus. As confirmações dessa passagem no Novo Testamento estão em Mateus 3.3, Marcos 1.3, Lucas 3.4 e João 1.23.
A história de João Batista se inicia na verdade com seu pai, Sacerdote Zacarias:
“Certo dia no Templo de Jerusalém, Zacarias estava fazendo seu trabalho de sacerdote, pois era a sua vez de fazer aquele trabalho diário. Conforme o costume dos sacerdotes, ele havia sido escolhido por sorteio para queimar o incenso do altar e por isso entrou no templo do Senhor.

Durante o tempo em que o incenso queimava, o povo lá fora fazia orações. Então um anjo do Senhor apareceu em frente de Zacarias, de pé, do lado direito do altar. Quando Zacarias o viu, ficou com medo e não sabia o que fazer. Mas o anjo lhe disse:
-Não tenha medo, Zacarias, pois Deus ouviu a sua oração! A sua esposa vai ter um filho, e você porá nele o nome de João. O nascimento dele vai trazer alegria e felicidade pra você e pra muita gente, pois para o Senhor Deus ele será um grande homem. Ele não deverá beber vinho nem cerveja. Ele será cheio do Espírito Santo desde o nascimento e levará muitos israelitas ao Senhor, o Deus de Israel. Ele será mandado por Deus como mensageiro e será forte e poderoso como o profeta Elias.

Então Zacarias perguntou ao anjo:
- Como é que eu vou saber que isso é verdade? Estou muito velho, e a minha mulher também.
O anjo respondeu:
-Eu sou Gabriel, servo de Deus, e ele me mandou falar com você para lhe dar essa boa notícia. Você não está acreditando no que eu disse, mas isso acontecerá no tempo certo. Quando saiu, Zacarias não podia falar. Então perceberam que ele havia tido uma visão no Templo. Sem poder falar, ele fazia sinais com as mãos para o povo.” (Lc 1.8-22) “Ele será mandado por Deus como mensageiro e será forte e poderoso como o profeta Elias.”
Essas palavras, confirmam outra profecia no velho testamento:
“-Mas antes que chegue aquele grande e terrível dia, eu, o Senhor, lhes enviarei o profeta Elias.” (Ml 4.5).
“Quando terminaram os seus dias de serviço no Templo, Zacarias voltou para casa. Pouco tempo depois Isabel, a sua esposa, ficou grávida. ( Lc 1.23, 24a).
Quem era Isabel?
Era uma mulher com um sonho frustrado, pois ela era estéril:
“ Mas não tinham filhos porque Isabel não podia ter filhos.” (Lc 1.7)
Naquela cultura, uma mulher sem filho é uma mulher sem valor, e acredito que aquele já era um sonho deixado pra trás, porque já eram velhos. Mas Deus tinha propósitos na vida desse casal, deles nasceria um homem muito importante diante de Deus, um homem forte e poderoso que viria com o propósito de anunciar o Messias.
Esse casal era obediente a Deus, o que nos leva a pensar no que disse Salomão em Eclesiastes 3: “Para todas as coisas tem o tempo determinado pelo Senhor”, pois todas as vezes que passamos por tempos difíceis em nossas vidas, a primeira coisa que fazemos é questionar onde está o erro. Buscamos de todas as formas concertar o que entendemos que é errado, mas mesmo assim parece que nossa oração não está sendo ouvida, pois não vemos resposta.
“Esse casal vivia a vida que para Deus é correta, OBEDECENDO FIELMENTE a todas as leis e mandamentos.” (Lc 1.6). Esse versículo mostra que mesmo sendo pessoas fiéis a Deus a resposta das suas orações só foram atendidas no tempo certo, determinado por Deus:
“- Não tenha medo, Zacarias, pois Deus ouviu a sua oração! A sua esposa vai ter um filho.”
Isabel diante de uma situação tão difícil, continuava confiando em Deus. Zacarias foi sorteado para queimar o incenso e Deus prometeu a ele que atenderia suas orações e os daria um filho:
“- Agora que o Senhor me ajudou, ninguém mais vai me desprezar por eu não ter filhos.” (Lc 1.25).
“Chegou o tempo de Isabel ter a criança, e ela deu à luz um menino. Os vizinhos e parentes ouviram falar da grande bondade do Senhor para com Isabel, e todos ficaram alegres com ela. (Lc 1.57,58)
Logo que João Batista nasceu e seu pai escreveu seu nome numa tabuinha, voltou a falar. Agora a vitória era completa na vida dessa família obediente a Deus.

Conclusão
Professor (a) enfatize aos pequenos que obedecer a Deus sempre traz alegrias e a realizações de grandes projetos para a expansão do reino de nosso Senhor Jesus Cristo.


Colaboração para Portal Escola Dominical – Profª. Jaciara da Silva. 


 Isabel mae de João batista

Esta e a historia de Isabel,que se tornou mae de um grande
pregador:João bastista

                             Isabel era casada com Zacarias.Sacerdote no templo de Deus.
                    Eles amavam e obedeciam a Deus.Embora fosse bem velhinhos,sonhavamem ter
                                                    filhos,Porém,Isabel não conseguia.

                   Certa ocasião Zacaria orava no templo quando apareceu um anjo e lhe disse:
                        Deus ouviu a sua oraçao.Isabel,sua esposa,tera um filho.O nome dele será João.
                                Ele será motivo de muita alegria,pois será mensageiro de Deus.
                        Zacaria perguntou,como que isso se cumprirá?sou velho,e minha esposa tambem
o anjo respondeu: sou o Gabriel,anjo mensageiro de Deus,e fui enviado por ele para trazer esta noticia.
Porque você duvidou da minha palavras ficará mudo até que tudo se cumpra.


               Maria,esposa de José,que ja estava grávida,esperando Jesus,foi visitar sua prima Isabel.
                             Quando chegou á casa de Isabel,Maria cumprimentou a prima.
                 Ao ouvir a saudação de Maria, o bebê,que estava no ventre de Isabel mexe-se.

                     
                          Isabel se alegrou e disse: Abençoada seja você, Maria,e bendito seja o seu filho.
                         Isabel respondeu:bastou ouvir a sua voz que a minha criança se alegrou dentro de mim.
                                        chegando o tempo certo,Isabel teve o bebê.
                         Quando perguntaram qual seria o nome,ela respondeu:João.


                              Parentes e vizinhos ficaram surpresos.Na familia,ninguem tinha esse nome e,
                                                  foram pergunta para Zacarias.
                                       Zacarias escreveu em uma tábua; JOÃO e o seu nome.
              No mesmo instante,Zacarias recuperou a voz.e louvou e agradeceu a Deus diante do
                                                     povo admirado pelo milagre

 O bebê de Isabel e Zacarias cresceu e tornou o profeta João batista,que anunciaria a vinda do messias.
                           Foi João batista quem batizou Jesus nas águas do rio jordão e declarou ao
                                                      mundo que Jesus era o messias.

                                                             explicaçao
Isabel e seu esposo queria ter filhos.Por este motivo os dois oraram a Deus.
é muito importante o casal unir em oração para pedir um benção que alegre aos dois ou ate a toda
familia. Devemos estimular os casais a orarem unidos.
    Quando Deus fala ao nosso coraçao,seja na mensagem da biblia. um sonho ou ate na pregação,
não podemos duvida dele.A duvida impede,muito vezes,que recebemos o que pedimos.
    Quando recebemos o que pedimos,devemos agradecer a Deus. Ele espera de nos um gesto
de reconhecimento.
Ele se agrada quando testemunhamos para outras pessoas: isso fortaleze a fe de quam ouve.
O filho de Isabel e Zacarias se tranformou em um grande profeta que anuciava a palavra de Deus.
Deus espera que os pais e professores dos dias de hoje eduquem e prepare suas criança e jovens,
que amarem a Deus e falarao de sua palavra.

Versículo para DECORAR: " Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e a tua casa".
 
APLICAÇÃO: Mostrar a importância da criança servir a Deus em sua família.
 
 
O casal, Zacarias e Isabel, já estavam velhos e não tinhas filhos. Isabel se sentia triste por esse motivo e sempre orava ao Senhor para que pudesse ter um bebezinho. O Tempo passou, passou... Certo dia, quando Zacarias, que era sacerdote do Senhor entrou na igreja daquela época, recebeu a visita de um anjo. O Anjo lhe disse que Isabel teria filho e deveria chamar João, e esse filho seria um homem e usado por Deus e cheio do Espírito Santo.
Zacarias ficou muito surpreso e disse ao anho: “como vou acreditar nisso?” Diz a Bíblia que Zacarias não acreditou no que o ano havia dito, porque ele e Isabel já eram muito velhos e não podiam ter um nenê. Por esse motivo, ele não conseguia falar nada.
Zacarias ficou mudo, até seus filhos nascer. Imaginem só, ele precisava fazer gestos e acenava para as pessoas, mas não conseguia falar uma só palavra.
Passados alguns dias, Isabel percebeu que estava grávida. Imagine a felicidade e alegria de Isabel! Ela havia orado tanto tempo para ficar grávida e Deus atendeu a sua oração em um momento que lhe parecia impossível. Mas você já sabe que Deus faz coisas que para nós parecem impossíveis.
Alguns meses depois, um anjo apareceu a Maria, que era parente de Isabel, e lhe disse que ela também teria um filho e deveria se chamar JESUS, que seria o SALVADOR DO MUNDO.
Assim que soube, Maria foi até a casa de Isabel para contar a grande notícia de sua gravidez. Quando chegou lá e cumprimentou Isabel, o bebê de Isabel se mexeu dentro de sua barriga. A Bíblia diz que o bebê se mexeu de alegria, tanto de Maria como de Isabel. Que felicidade para as duas conversarem sobre a notícia da gravidez e saber que seus filhos seriam especiais.
Sua mãe já contou que você se mexia dentro da barriga dela?
Quando João nasceu, os amigos de Isabel e seus vizinhos ficaram admirados e felizes. Assim que Zacarias e Isabel deram o nome à criança. Zacarias voltou a falar. Passado algum tempo, Jesus também nasceu; então a alegria foi completa.
Quando eles cresceram, João falou para muitas pessoas que Jesus era o Salvador do mundo. E todas aquelas que se arrependiam de seus pecados João batizava; por isso ele ficou conhecido como João Batista. E foi ele quem batizou Jesus.

Foi assim que contei a minha história! Coloquei os bebês presos na mamãe com imã.
Modelo do anjo está aqui:
Modelos dos personagens aqui:


Jesus! A manta dele é de EVA dourado.
João Batista
Clique aqui  para ver como fazer esses bebês. 








2 comentários:

  1. Oi adorei, me ajudou bastante, nossa revista do professor ainda não chegou e o seu blog me auxiliou. Paz, muito obg.

    ResponderExcluir
  2. Muito gratificante adorei ..obg
    Que Deus o abençoe

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário.