quarta-feira, 17 de outubro de 2018

Lição 3- Felizes os que reconhecem que são pobres (Juniores)

Resultado de imagem para historinha biblica sobre o sermão do monte

Propósito

Ajudar as crianças a esforçarem-se para tornarem-se mais semelhantes a Jesus, seguindo o que Ele ensinou no Sermão da Montanha.

Preparação

  1. Em espírito de oração, estude Mateus 5:1–6:4 e 7:12. Depois, estude a lição e decida como deseja ensinar a história das escrituras às crianças. (Ver “Preparação das Aulas”, p. vi, e “Ensinar Usando as Escrituras”, p. vii.)   
  2. Leitura adicional: Lucas 6:17–36 e 3 Néfi 12.
  3. Escolha as perguntas do debate e as atividades complementares que envolvam as crianças e melhor as ajudem a alcançar o propósito da aula.
  4. Material necessário:
    1. a.
      Uma Bíblia ou um Novo Testamento para cada criança.
    2. b.
      Papéis descrevendo situações que as crianças possam ter de enfrentar. (Ver a atividade motivadora.)
    3. c.
      Gravura 7–12: O Sermão da Montanha [Pacote de Gravuras do Evangelho (34730 059) – 212; ou 62166 059]

Sugestões para o Desenvolvimento da Lição

Convide uma criança para fazer a primeira oração.

Atividade Motivadora

Peça que, uma por uma, as crianças venham à frente e peguem um dos papeizinhos em que você escreveu uma situação difícil que elas possam ter de enfrentar. Utilize situações semelhantes a estas:
  • Seu irmão (ou irmã) o critica.
  • Alguém o trata mal na escola.
  • Outras crianças zombam de você 
  • Outras pessoas zombam de você por não falar palavrões.
Peça a cada criança que diga como reagiria na situação descrita. Deixe os outros alunos darem suas idéias. Explique-lhes que discutirão algumas das coisas ensinadas por Jesus no Sermão da Montanha que as ajudarão a saber o que fazer em situações como essas. Esses ensinamentos ajudam-nos a tornarmo-nos mais semelhantes a Jesus porque nos dizem como Ele deseja que vivamos.

História das Escrituras

Mostre a gravura “O Sermão da Montanha”. Utilizando as escrituras relacionadas na seção “Preparação”, ensine às crianças sobre a ocasião em que Jesus fez o Sermão da Montanha. (Para sugestões de como ensinar as histórias das escrituras, ver “Ensinar Usando as Escrituras”, p. vii.) Saliente os seguintes tópicos:
  • As Bem-aventuranças
  • Amar os inimigos
  • Tornar-se perfeitos
  • A Regra de Ouro (Fazer aos outros o que queremos que nos façam.)

Debate

Ao preparar a aula, estude as seguintes perguntas e referências de escritura. Utilize as perguntas que mais ajudem as crianças a entender as escrituras e aplicar os princípios em sua vida. Ler as passagens de escritura indicadas durante a aula ajudará as crianças a passarem a compreender as escrituras.
• Diga que os ensinamentos de Mateus 5:3–11 muitas vezes são chamados de bem-aventuranças. (Saliente que quando Jesus declarou as bem-aventuranças aos nefitas, incluiu as palavras “que vêm a mim”. Compare Mateus 5:3 com 3 Néfi 12:3.) De que forma as bem-aventuranças nos ajudam a tornarmo-nos mais semelhantes a Jesus?
• O que significa ter fome e sede de justiça? (Mateus 5:6) Como podemos sentir isso? Que bênçãos receberemos quando tivermos essa fome e sede?
• O que é um coração limpo? (Mateus 5:8) O que é prometido aos limpos de coração? Como podemos cultivar um coração limpo?
• Por que é importante sermos pacificadores? (Mateus 5:9) Como podemos nos tornar pacificadores?
• O que significa ser o “sal da terra”? (Mateus 5:13) De que forma somos comparáveis ao sal? (Ver atividade complementar 2.) O que significa ser a “luz do mundo”? (Mateus 5:14–16) De que modo podemos ser uma luz para os outros?
• O que devemos fazer quando tivermos um problema com alguém? (Mateus 5:23–24) Como devemos tratar nossos inimigos ou as pessoas que não gostam de nós? (Mateus 5:43–47)
• Como podemos nos tornar perfeitos? (Mateus 5:48)
Discuta esta afirmação do Élder Joseph Fielding Smith a respeito da perfeição: “[A perfeição] não virá de uma só vez, mas linha sobre linha, preceito sobre preceito, exemplo sobre exemplo e, ainda assim, não enquanto estivermos nesta vida mortal. (…) Mas é aqui que lançamos os alicerces (…) a fim de nos preparar para essa perfeição. É nosso dever ser melhores hoje do que fomos ontem, e amanhã melhores do que hoje”. (Doutrinas de Salvação, vol. 2, cap. 1, pp. 18–19.)
• Como devemos prestar serviço aos outros? (Mateus 6:1–4) Em que podemos servir aos outros em segredo?
• A escritura de Mateus 7:12 muitas vezes é chamada de Regra de Ouro. O que Jesus pediu que fizéssemos? Como podemos fazer isso?
Ajude as crianças a compreenderem que se tentarem verdadeiramente viver de acordo com os ensinamentos de Jesus no Sermão da Montanha, estarão no caminho da perfeição. Saliente que a perfeição é gradual, que não será alcançada nesta vida. O que precisamos fazer agora é tentar todos os dias ser mais semelhantes a Jesus.
Peça que as crianças revejam as situações da Atividade Motivadora. Peça-lhes que digam o que aprenderam a respeito de como Jesus deseja que reajamos em determinadas situações. Peça-lhes que pensem no que aconteceria se todos vivêssemos de acordo com os ensinamentos de Jesus no Sermão da Montanha.

Atividades Complementares

Você pode usar uma ou mais das atividades abaixo, em qualquer momento da aula, ou como recapitulação, resumo ou desafio.
  1. 1.
    Em um grupo de cartões, escreva a primeira parte das bem-aventuranças em letra de forma. Por exemplo: “Bem-aventurados os pobres de espírito que vêm a mim”. Em outros cartões escreva a segunda parte. Por exemplo: “porque deles é o reino dos céus”. Embaralhe os cartões e coloque-os sobre a mesa, ou no chão, com a parte escrita voltada para baixo. Peça que um aluno por vez venha e vire dois cartões para tentar formar um par. (As crianças podem utilizar as escrituras como auxílio.) Quando dois cartões formarem um par, devem ser deixados virados para cima. Os cartões que não formarem um par devem ser virados para baixo novamente. Se nem todas as crianças conseguirem jogar em uma rodada, embaralhe os cartões, coloque-os voltados para baixo e peça às crianças que formem os pares de novo.
  2. 2.
    A menos que o domingo em que esta lição for dada seja o domingo de jejum, prepare algo que normalmente seja comido com sal, como, por exemplo, pipoca, arroz, macarrão, etc. Não coloque sal no prato que preparar e peça às crianças que o provem. (Antes, pergunte aos pais se alguma das crianças é alérgica a algum alimento.) Coloque um pouco de sal e deixe as crianças provarem a comida novamente. Saliente que um pouco de sal faz muita diferença. Um número pequeno de pessoas justas também faz muita diferença. Peça às crianças para falarem de como elas podem fazer uma grande diferença se viverem retamente. Leia Mateus 5:13 novamente.
  3. 3.
    Descreva situações de conflito, como, por exemplo, a de duas crianças que querem sentar-se no mesmo lugar, a de crianças zangadas discutindo, etc. Represente as situações e peça a uma criança que faça o papel de pacificadora. Peça às crianças que pensem em situações em que elas podem ofender-se, tal como quando alguém lhes diz algo desagradável, pega alguma coisa que é delas, quando um amigo fica zangado com elas ou as critica por serem membros da Igreja, etc. Pergunte-lhes qual deveria ser a reação delas de acordo com Mateus 5:44.
  4. 4.
    Peça a uma criança que faça mímicas representando algum serviço que ela tenha prestado ou que poderia prestar. Peça às outras crianças que adivinhem o que a primeira criança está fazendo. Discuta por que é importante servir aos outros. Peça-lhes que falem sobre o que sentem quando ajudam a uma outra pessoa e peça-lhes que pensem a respeito dos bons resultados de ajudar-se as pessoas.
  5. 5.
    Ajude as crianças a memorizarem Mateus 5:16 ou a primeira parte de Mateus 7:12.
  6. 6.
    Prepare uma cópia das bem-aventuranças para cada criança levar para casa ou peça às crianças para marcarem-nas nas próprias escrituras.
  7. 7.
    Prepare cartazes com as seguintes referências, ou escreva-as no quadro:
    • Mateus 5:3 e 3 Néfi 12:3
    • Mateus 5:6 e 3 Néfi 12:6
    • Mateus 5:10 e 3 Néfi 12:10
    • Mateus 5:48 e 3 Néfi 12:48
    Peça que as crianças leiam as duas referências de cada par e discutam em que elas são diferentes. Ajude-as a compreenderem que Jesus ensinou as mesmas coisas aos judeus e aos nefitas e que elas estão mais claras no Livro de Mórmon.
  8. 8.
    Cante ou leia “Eu Quero Ser como Cristo” (Músicas para Crianças, p. 40).

Conclusão

Testemunho

Preste testemunho de que se vivermos de acordo com o que Jesus ensinou no Sermão da Montanha, estaremos no caminho da perfeição.

Designação de Leitura Sugerida

Sugira às crianças que estudem, em casa, Mateus 5:3–11 para recapitularem a lição.
Convide uma criança para fazer a última oração.









































        Segue também imagens de Mig e Meg (disponível no site migemeg):

Today Deal $50 Off : https://goo.gl/efW8Ef


Today Deal $50 Off : https://goo.gl/efW8Ef
                       Segue também imagens de Mig e Meg (disponível no site migemeg):

Today Deal $50 Off : https://goo.gl/efW8Ef

3 comentários:

  1. Tia como faço para imprimir os visuais pois a resoluçao nao esta boa

    ResponderExcluir
  2. Também gostaria de imprimir...mais está ruim a imagem!!

    ResponderExcluir
  3. Eu também queria muito imprimir mas não dá

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário.