Título: “O Bom Samaritano”
1- Recepção / Bate-papo (Receba as crianças, cumprimente-as e converse um pouco com elas sobre a sua semana).
2- Louvor / Adoração
3- Oferta: Líder, ensine as crianças a importância de ofertar e dizimar na casa do Senhor
4- Pedidos de Oração: Ore por curas e pedidos específicos das crianças.
5-Revisão da lição anterior: (Faça perguntas às crianças).
6- Objetivo: Ensinar as crianças a fazer o bem a todos, tanto para amigos como para inimigos.
7-Quebra-Gelo: Você já fez uma coisa boa para uma pessoa que você não gostava ou que não gostava de você?
8- Versículo para Memorizar: “Mas vocês, irmãos, não se cansem de fazer o bem”. 2ª Tessalonicenses 3:13
9- Referência Bíblica: Lucas 10:25-37
10-Mensagem:
Antes de iniciar a história mostre gravuras ou desenhos de pessoas
diferentes. Exemplos: pessoas negras, brancas, asiáticas, pessoas pobres
e ricas, pessoas muito inteligentes e pessoas analfabetas, pessoas com
todos os membros do corpo, pessoas paralíticas, etc. E perguntem quais
são as diferenças entre essas pessoas, e deixem as crianças responderem,
e depois pergunte o que elas têm de igual, de semelhante, espere as
respostas, e depois diga que a semelhança entre elas é que todas elas
são seres humanos, criaturas de Deus e que merecem serem tratadas com
respeito e amor. E explique que tem uma história na Bíblia que fala
sobre isso: a “Parábola do Bom Samaritano”:
Jesus
estava ensinando em particular os seus discípulos quando um mestre da
lei se levantando perguntou: — Mestre, que farei para herdar a vida
eterna? E ele lhe disse: Que está escrito na lei? Como lês? E,
respondendo ele, disse: — Amará ao Senhor teu Deus de todo o teu
coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o
teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo. E disse-lhe:
Respondeste bem; faze isso, e viverás. Ele, porém, querendo
justificar-se a si mesmo, disse a Jesus: E quem é o meu próximo? Então
Jesus respondeu contando uma parábola: — Certa vez, um homem estava
descendo de Jerusalém para Jericó. No caminho alguns ladrões o
assaltaram, tiraram a sua roupa, bateram nele e o deixaram quase morto.
Acontece que um sacerdote estava descendo por aquele mesmo caminho.
Quando viu o homem, tratou de passar pelo outro lado da estrada. Também
um levita passou por ali. Olhou e também foi embora pelo outro lado da
estrada. Mas um samaritano que estava viajando por aquele caminho chegou
até ali. Quando viu o homem, ficou com muita pena dele. Então chegou
perto dele, limpou os seus ferimentos com azeite e vinho e em seguida os
enfaixou. Depois disso, o samaritano colocou-o no seu próprio animal e o
levou para uma pensão, onde cuidou dele. No dia seguinte, entregou duas
moedas de prata ao dono da pensão, dizendo: — Tome conta dele. Quando
eu passar por aqui na volta, pagarei o que você gastar a mais com ele.
Então Jesus perguntou ao mestre da Lei: — Em sua opinião, qual desses
três foi o próximo do homem assaltado? —Aquele que o socorreu!
—respondeu o mestre da Lei. E Jesus disse: — Pois vá e faça a mesma
coisa.
11- Aplicação:
Essa história surpreende a todos pela atitude das pessoas para com o
homem que estava ferido, pois era de se esperar que o sacerdote ou o
levita, pessoas que serviam a Deus trabalhando o tempo todo no templo, e
que deveriam refletir o amor de Deus, tivessem compaixão do ferido. Mas
não foi isso que aconteceu. Um samaritano, a quem os judeus
desprezavam, foi quem socorreu o homem ferido. Esta é uma lição preciosa
que devemos aprender: todos nós devemos amar as pessoas,
independentemente do local onde elas moram, o que fazem, a língua que
falam, a cor de sua pele, se é pobre ou rica, como se vestem, se têm
muito conhecimento ou pouco, etc. Devemos não só amá-las e tratá-las
bem, mas ajudá-las nas suas necessidades.
12- Atividade:
1º Sugestão: Mural. As crianças podem contar a história através da
arte. Coloque papel pardo na parede e deixe as crianças usarem
marcadores, tintas, cores, etc, para desenhar as cenas a seguir. /Cena 1
- Os assaltantes bateram no homem e ele ficou jogado no chão como um
morto. /Cena 2 - O sacerdote passa pelo homem. /Cena 3 - O levita passa
pelo homem. /Cena 4 - O samaritano para e ajuda o homem. /Cena 5 - O
samaritano leva o homem para uma pousada e paga para que cuidem do homem
ferido. Depois que completar o desenho, peça às crianças para
descreverem a história em suas próprias palavras. 2º Sugestão:
Dramatização. Pode fazer uma encenação desta história de uma forma
diferente e criativa, usando o humor (exemplo: tipo “Mr. Bean”), as
crianças vão se divertir bastante. Escreva um roteiro curto com as
crianças com cenas engraçadas. Atores necessários: Narrador, ladrões,
sacerdote, levita, estrangeiro, Samaritano.
13- Comunhão / Encerramento
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